Resenha : Química Perfeita - Simone Elkeles.

08 abril 2013




  • Autor: Simone Elkeles
  • Tradutor: Yara Camillo
  • Editora: Underworld
  • ISBN: 8564025167
  • Ano: 2011
  • Páginas: 307

Sinopse:

Os garotos do instituto Fairfiel, do subúrbio de Chicago, sabem que South Side e North Side não se misturam. Assim, quando a líder de torcida Brittany Ellis e o marginal Alex Fuentes são obrigados a trabalhar juntos como parceiros de laboratório na aula de química, os resultados prometem ser explosivos. Mas nenhum deles estava pronto para a reação química mais surpreendente de todas: O amor. Poderão romper os preconceitos e estereótipos que os separam?

Resenha:

Brittany Ellis é perfeita, a garota mais desejada e popular da escola Fairfield, tem o namorado perfeito, é a capita das lideres de torcida, mora em uma casa perfeita e até mesmo a sua família é considerada perfeita.Ela é considerada intocável para a maioria.
E Brittany gosta dessa fama, ninguém sabe o quanto ela trabalhou para isso, pois é essa fachada de garota perfeita que impede que todos descubram quem é a verdadeira Brittany e o que se passa dentro da luxuriosa e imponente mansão dos Ellis.
Brit namora Colin, o capitão do tipe de futebol da escola, e é exatamente isso que todos esperam dela, a garota perfeita precisa ficar com o garoto perfeito, só que ela acaba por descobrir, que um relacionamento por interesse não é o que ela precisa e muito menos o que ela quer.
Na escola Fairfiel á dois grupos destintos de alunos, e ambos os lados evitam o contato. De um lado, o pessoal  da zona sul e do outro o pessoal da zona norte. Não existe uma guerra declarada, apenas um lado ignora o outro. Mas essa paz entre os alunos esta prestes a ser abalada. Decidida a criar um ponte entre as diferenças e o preconceito entre os alunos, a professora de química resolve mesclar os grupos de estudo, e para desespero de Brittany o seu parceiro designado é ninguém menos que Alex Fuentes, o garoto mais temido da escola e integrante de uma gang que domina o subúrbio de Chicago.

(...) - Desde quando você resolveu a se preocupar com as regras do colégio?
- Desde que você virou a minha parceira de Química. Fora daqui, você é dele...Em Química, você é minha.
- O que você pretende fazer... Empunhar a sua clava e me arrastar pelos cabelos até a biblioteca? (...)

Só que Brittany nem sonha,que ela é o alvo de Alex para vencer uma aposta. O garoto apostou com os amigos que conseguiria transar com a patricinha até o feriado de ação de graças, do contrario, Alex teria de abrir mão de Julio (sua moto).
Mas eles nem imaginam que apesar de diferença social, ambos são muito parecidos, vivendo de aparência, e representando um papel perante a sociedade.
Mas o projeto de Química precisa ser feito, e é entre um encontro e outro que a Química acontece, não a matéria que eles precisam estudar, mas sim a conexão que eles nem sonhavam que poderiam ter.

(...)- Você poderia tirar a roupa e mergulhar,nua. Ficarei montando guarda e não deixarei ninguém entrar.
Ela caminha para mim,segurando firmemente a vara entre os dedos.
- Você bem que gostaria disso,não é?
- Ah,claro – respondo,confirmando o óbvio. – Mas espero que você não esteja usando aquelas calçinhas imensas como a da vovó...Se estiver,vai acabar com a minha fantasia.
- Para sua informação,elas são Pink...de cetim!E já que estamos trocando informações pessoais,você usa cuecas do tipo shorts ou sunga?
- Nenhum dos dois. Deixo meu sexo livre,se é que você me entende.
Não é bem assim. Mas Brittany terá de imaginar por si mesma.(...)

Eu li Química perfeita no impulso, eu tinha acabado de reler Belo Desastre e uma amiga me falou que o livro era muito parecido, o enredo e principalmente o personagem principal. Logicamente eu sai correndo e desencavei o livro que já tinha a algum tempo na minha estante. Mas eu não poderia ter ficado mais decepcionada. Talvez eu tenha lido já com uma espectativa muito grande, esperando de mais da estoria, e por isso a decepção. Ok, o livro não é ruim, é bem interessante, mas eu esperava algo completamente diferente.
A estoria é completamente clichê, garota rica que se apaixona pelo garoto pobre e precisa enfrentar a sociedade para manter o relacionamento. Bem básico e simples,a autora não colocou nada de especial, é apenas mais um romance como qualquer outro. Quando li, devo confessar que comparei bastante a historia com o filme "10 coisas que eu odeio em você", aquela implicância que acaba se tornando amor, a o empenho dele para conquistar ela só por causa de uma aposta, e depois quando ela descobre que foi usada... como eu disse, a estoria não é novidade, se pode encontrar 87487959487 outros livros bem parecidos. Mas o Alex não deixa de ter seu charme, e o fato de ele vir de uma família mexicana e o passado dele e da família é o que faz a leitura valer a pena. A autora aborda o tema das gangs de rua, e como a maioria dos adolescentes pobres entram nesse caminho sem volta, muitas vezes apenas para tentar salvar a família e a própria pele das garras de traficantes.
Tirando a parte do romance clichê, o livro tem uma mensagem bem legal, e a autora aborda alguns temas super importante,não apenas a questão das gangs,  mas também o preconceito, não só o racial, mas também  sobre a deficiente mental.
Outra ponto que eu achei super valido, é a narrativa do livro, que é feita hora pelo Alex e hora pela Brittany, o que te da uma visão de ambos os lados.
Química perfeita foi o primeiro livro que eu li da  editora Underworld, foi uma ótima experiência, a capa é linda e o conteúdo mais ainda, o livro é cheio de detalhes, um capricho só, encontrei alguns erros de revisão, e acho que deveria ter tradução no rodapé das expressões que o Alex usa em espanhol, google tradutor foi essencial nessa leitura.
Agora a pouco, eu descobri atravez de uma amiga, que o livro não é único, que faz parte de uma trilogia, não uma continuação da romance do Alex e da Brit, mas sim, um livro para cada um dos irmãos Fuentes em separado. Mas como todo mundo sabe, a editora Under demora horrores para lançar continuações, quando lança, então acho que lá por 2025 nos temos os três em mãos.

Sobre a autora:

Simone Elkeles nasceu e foi criada nas proximidades de Chicago. A autora de Leaving Paradise,How to Ruin my teenage life e How to ruim a summer vocation foi nomeada a autora do ano pela associação de professores de Língua inglesa de Illionois. Fairfield, a cidade onde se passa a historia de Química perfeita foi baseada em um subúrbio  perto da residencia de Simone - onde duas diferentes comunidades se unem dentro dos muros da escola.

Formulário Top Comentarista

9 comentários:

  1. estou doida doida doida pra ler esse livro, mas tempo e dinheiro cadê?
    hahah
    adorei a resenha!! me deixou com mais vontade ainda de ler!
    beijos

    Livro de Capa Dura

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha Gessica. Foi assim que me senti qdo li este livro. Gostei muito da tematica, o mundo de hoje precisa de um surto de realidade.

    Abç.

    ResponderExcluir
  3. awwwnnn!!!! eu sou suspeita pra falar, pq gostei demais da estória!!!! rsrsrsrsr Amei a capa, a diagramação... tudo!!! Este livro é lindo demais... não sabia que tinha outros... eu quero!!! *.*

    Adorei Geeh!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Esse é um dos livros que eu mais acho bonito, essa capa é linda demais. E o marcador? um show.
    A história é muito legal tbm, eu quero ler =) Lideres de torcidas e bad boys, só pode dar estórias boas, adoro.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Eu amei esse livro.
    Ao contrario de Belo Desastre.
    Por isso eu fico bem feliz que um não tenha haver com o outro, pois ia me ser uma decepção.
    Gosto de como a história poderia ser real, sem ser forçada.

    some-fantastic-books.com

    ResponderExcluir
  6. Lendo a resenha também.lembrei de 10 coisas q eu odeio em você... também me indicaram por ser parecida com Belo Desastre e desde q li, estou em busca de algo melhor, mas não encontrei. Travis é insuperável. Vou ler esse livro mas sem tanta expectativa.

    ResponderExcluir
  7. Além de Belo Desastre, Easy e Química Perfeita tem algum livro que se enquadra nesse estilo? Alguém indica?

    ResponderExcluir
  8. Olá, li os dois, química perfeita e Belo Desastre, mas se tem uma coisa que odeio são homens grudentos, "Beija Flor!" pelo amor de deus, tipo amei mesmo, mas aquilo não era amor era obsessão. Mas respeito quem achou melhor, afinal cada um sabe o que gosta de ler.
    Mas já que "se pode encontrar 87487959487 outros livros bem parecidos", me indique mais alguns, por favor. :3
    Estou nessa mal humor por que li Três metros acima do céu e Desculpe se te chamo de amor, e me decepcionei.
    Então será que você podia me indicar livros nesse estilo "garota boa/patricinha e bad boy", eu amo livros e filmes nesse estilo.
    Obrigada.

    ResponderExcluir