7


Resenha: Cidade dos Ossos - Cassandra Clare.

 Autor: Cassandra Clare
 Titulo original: City of bones.
 Serie : Os Instrumentos Mortais
 Editora: Galera Record
 ISBN: 9788501087140
 Ano: 2010
 Páginas: 462
 Tradutor: Rita Susseking

"Um livro de fantasia que é tão bom, que chega a ser perigoso"
              -Holly Black (As cronicas de Spiderwick)


Sinopse:
Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Resenha:

Não sei bem o que escrever sobre esse livro, qualquer elogio que use não vai estar sendo justo e nem se aproximando do quanto é maravilhoso.
Depois da era Harry Potter, eu achei que nunca mais fosse encontrar outra autora com a capacidade de criar um "novo mundo" para seus leitores. Mas dai eu conheci "Cidade dos Ossos" e a Cassandra Clare, e o meu coração atormentado pela saudade, se encheu de alegria novamente!
Já li este livro a algum tempo, mas não tinha consiguido resenhar. Motivo? Sou completamente apaixonada pela serie, e isso me torna uma pessoa não apta a fazer uma critica, até pq, como criticar algo que é perfeito? hm?
Então, por favor, tenham em mente que é uma das minhas series favoritas, e que qualquer surto, nada mais é do que uma fan, completamente enlouquecida.
Quando iniciamos a leitura deste livro, entramos em novo mundo, literalmente. Clarissa Fray é uma garota de 15 anos e possui um vida completamente normal, passa maior parte de seu tempo com o seu melhor amigo nerd, imersa em jogos de RPG, mangas e desenhando.
Mas além de todos esses hobbys, Clary  gosta de frequentar uma boate no centro da cidade,apesar de o publico poder ser considerado, no minimo, peculiar, e seu amigo Simon não ser muito adepto a baladas, ela adora o lugar.
Certa noite, ao chegar a boate Pandemônio, clary é surpreendida por um acontecimento totalmente inusitado: ela presencia um assassinato. Isso em si já seria uma experiencia marcante para ela, mas o mais estranho é que apenas ela consegue ver os assassinos, que na verdade são adolescente tatuados. Como provar que alguém realmente morreu, se o corpo da vitima simplesmente encolheu até sumir depois de ser esfaqueado, sem deixar vestígio algum de que algo realmente ocorreu ali?
Além de tudo, o trio de assassinos,parece ter uma mente um tanto fértil, já que acreditam em seres demoníacos. Mas como Clary pode duvidar, se só o fato de eles não poderem ser vistos por ninguém além dela, é algo que já foge completamente da realidade?
Depois de passar por tudo isso, ela não consegue esquecer o que aconteceu na boate, mas resolve não mencionar o ocorrido a ninguém, nem mesmo a Simon. Mas logo Clary encontra novamente um dos misteriosos adolescente, e é então que Jace revela a existência de um mundo paralelo, invisível aos olhos humanos, onde demônios, vampiros e lobisomens são reais, e entre essas criaturas e a destruição da raça humana se encontra apenas os "Caçadores de Sombra", um grupo de soldados treinados para combater e eliminar qualquer ameaça que venha do submundo. Jace e os outros adolescentes fazem parte deste grupo, mas o que mais intriga ambos, é o fato de que o mundo das sombras deveria ser invisível para todos os "mundanos",sem exceção, mas porque Clary consegue os ver, não somente os Caçadores de sombra, mas também os demônios!? Isso é algo que ambos vão tentar descobrir ao longo da trama.
O mais incrível neste livro é que tem ação do inicio ao fim, é varias coisas acontecendo, além de um novo mundo sendo apresentado para o leitor.A forma como a autora descreve as cenas é algo incrível, é como se o leitor fosse transportado para a cena, principalmente nas partes de ação, o leitor fica ali, aflito e completamente angustiado sofrendo juntamente com o personagem.

(...)"O menino nunca mais chorou, e nunca mais se esqueceu do que aprendeu: que amar é destruir, e que ser amado é ser destruído.”(...)

Cassandra Clare também é muuuuito malvada, ela não tem piedade e nenhum medo de ousar, ela mistura vários seres sobrenaturais em um único contexto, criando uma trama que inclui demônios, vampiros, lobisomens, fadas e feiticeiros.
E cada personagem tem uma personalidade marcante e diferenciada, todos muito bem construídos e elaborados, que até mesmo o vilão te conquista.É completamente impossível não se apaixonar por algum deles, ou por todos, como foi o meu caso.
A historia apesar de todo o enredo eletrizante, possui um pitada de romance, que se desenvolve ao decorrer da trama, mas que não é o tema central, e também não faz o tipo de romance melodramático, que deixa o leitor completamente enjoado.
Os protagonistas, Jace e Clary, são completamente o oposto um do outro. Jace é o badboy convencido, com um super ego, irônico e engraçadinho. Já Clary, faz o tipo nerd e tímida, então é maravilhoso quando personalidades tão diferentes se confrontam,apesar de ela ser o tipico personagem femino, que deixa o leitor naquele conflito de emoções, não sabe se ama ou odeia, mas torce desesperadamente por ela, mesmo querendo dar uns bons tapas.

(...)-É nessa hora que você começa a rasgar tiras da própria blusa para fazer um curativo no meu machucado? -brincou Clary. Ela tinha horror a sangue, principalmente ao dela próprio.
-Se você queria que eu arrancasse minhas roupas, bastava pedir. -ele pôs a mão no bolso e pegou a estela. -Teria sido muito menos doloroso.(...)

Minha opinião sobre o Jace seria completamente diferente se essa resenha tivesse sido escrita quando eu li o livro a primeira vez. Devo estar em uma fase mais sensível da minha, ou o fato de já ter lido a serie até o 5ª livro, tenha me sensibilizado um pouco mais sobre o drama dele, mas eu preciso confessar: Estou completamente apaixonada pelo Jace.
O final deste livro é algo chocante e totalmente inusitado,parece até uma piada de mal gosto, pois vc fica completamente em choque. O desfecho deste livro é incrivelmente cruel. A autora nos deixa de queixo caído,e desesperado para começar a ler o próximo. Só um conselho: Leia este livro com o segundo volume na prateleira, se não, você corre o risco de ter insonia e ataques de desespero. Vai por mim, eu sei do que estou falando.
Apesar de este livro já ter sido lançado a algum tempo, a aproximação da data de lançamento do filme o trouxe de volta a lista dos mais vendidos.
O livro em si é uma obra linda, a capa é incrível, e depois que vc conhece a historia, percebe que a rapaz da capa é uma representação do Jace, e sua suas marcas. A diagramação é simples, e infelizmente possui alguns erros de revisão bem gritantes, mas nada que interfira na leitura.
A serie Instrumentos Mortais já conta com cinco volumes publicados no Brasil, sendo que o sexto e ultimo ainda não tem previsão.A sequência é:

  • Cidade dos ossos.
  • Cidade das cinzas.
  • Cidade de vidro.
  • Cidade dos anjos caídos
  • Cidade das almas perdidas
  • City of Heavenly Fire (ainda não publicado, mas que na tradução literal seria: Cidade do fogo celestial.)

Sobre a autora:

Cassandra Clare nasceu em uma família americana no Teerã, Irã e passou grande parte de sua infância viajando pelo mundo com sua família, incluindo uma caminhada pelo Himalaia quando criança, que foi quando ela passou um mês vivendo na mochila de seu pai. Antes dos seus dez anos de idade ela morou na França, Inglaterra e Suíça. O fato de que sua família se mudava muito, ela encontrou familiaridade nos livros e estava sempre com um livro debaixo do braço. Ela passou seus anos de escola em Los Angeles, onde ela costumava escrever histórias para divertir seus colegas, incluindo um romance épico chamado "The Beautiful Cassandra", baseado na homônima história de Jane Austen.Após a faculdade, Cassie viveu em Los Angeles e Nova York, onde trabalhou em várias revistas de entretenimento e até mesmo em alguns tablóides bastante suspeitos, onde ela relatou sobre a viagem ao mundo de Brad e Angelina e as avarias do guarda-roupa de Britney Spears. Ela começou a trabalhar no seu romance YA, Cidade dos Ossos, em 2004, inspirada na paisagem urbana de Manhattan, sua cidade favorita. Ela dedicou-se em tempo integral em sua ficção fantasia.
A primeira venda profissional de Cassie foi um conto chamado "The Girl’s Guide to Defeating the Dark Lord", em uma antologia Baen de fantasia humor. Cassie odeia trabalhar em casa sozinha, porque ela sempre se distrai por reality shows e as travessuras dos seus dois gatos, por isso ela geralmente se propõe a escrever em cafés e restaurantes locais. Ela gosta de trabalhar na companhia de seus amigos, que vêem que ela adere a seus prazos. Atualmente, reside em uma antiga casa vitoriana em Nova Iorque com seu noivo, seus gatos, e lotes e lotes de livros.

O filme estreia dia 21 de agosto 2013.
O elenco principal é:
  • Lily Collin - Clary Fray
  • Jamie Campbell Bower - Jace Wayland.
  • Jemima West - Isabelle Lightwood.
  • Kevin Zegers - Alec Lightwood.
  • Robert Sheehan.- Simon Lewis.


7 comentários:

  1. OMG! Ta apaixonada pelo cara errado geeh! Kkkkkkkk Gente vca não tem noção da guerra entre eu e a geeh nesses dias.... ta dificil vio, mas eu amo ela, então não tem jeito, que venha o jace na minha cabeça! Kkkkkk não que eu não goste da série, concordo em número, gênero e grau. É uma série perfeita, a autora é maravilhosa, mas... jace? Why? O.o kkkkkkkkkk

    Adorei a resenha geeh, vc arrasa!

    Bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jace, of course!!
      O super ego dele me seduz, sem mais!! "Ta apaixonada pelo cara errado geeh!", isso até parece a previsão de Madame Doroteia para o proprio Jace, heim!! kkkkkkkkkk
      E vai ter que aguentar mesmo,ele é meu marido numero 4 agora!!

      Excluir
  2. Cidade dos ossos, ta ai um livro que eu queria ler muito.
    Pena que ainda não comprei.
    Reparei que você esta lendo Laços de Sangue..é um que eu também queria ler.

    Gostei muito do seu blog, faz parte do que gosto também.
    Estou seguindo, se quiser conhecer meu blog. E se gostar segue também..


    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia,leia,leia!!
      é muuuito bom, logo vai ter resenha dos outros e de laços de sangue!!

      Obrigado!! *-*
      Pode deixar que eu vou dar uma passadinha no seu blog sim!!

      Excluir
  3. Eu sinto isso até hoje: "Estou completamente apaixonada pelo Jace."
    Me apaixonei pelo livro, não conseguia sair dele quando o li.

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonada por Harry Potter e pra essa série ser comparada com HP tem q ser muitooo boa!!! Se antes eu já estava curiosa, agora minhas unhas acabaram de vez!!!
    Amei a resenha! Espero ler o livro em breve!!!

    ResponderExcluir
  5. AH quero muito ler essa série e acho as capas tão lindas, com aquele brilho, hehe.
    Gosto desse gênero e pelas inúmeras resenhas positivas terei de ler logo.
    Ah, e acho que sou a única que não gosto de nenhuma comparação com Hp. Nenhum chegaria nem perto, haha.

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png