17 setembro 2013

Resenha : Cidade de Vidro - Cassandra Clare.

Autor: Cassandra Clare
Titulo Original: City of Glass
Serie: Os Instrumentos Mortais.
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501087164
Ano: 2011
Páginas: 476
Tradutor: Rita Sussenkid
Adicione o livro a sua estante no Orelha de Livro.

Sinopse:
Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe. 


Resenha:
Quando eu penso que Cassandra Clare não poderia mais me surpreender, ela me sai com um livro ainda melhor do que o anterior. Na verdade, Cidade de Vidro é melhor livro da serie, sem sombra de duvidas.  Neste livro tudo esta muito mais intenso, em todos os sentidos. A Guerra está para eclodir e Clary também precisar salvar a sua mãe e lidar com o sentimento que nutre pelo próprio irmão,o que vem sendo o drama da trama e que ganha grandes proporções neste livro. Sinceramente, é difícil não se emocionar com a angustia de ambos os personagens.
Como nos livros anteriores, Cidade de Vidro começa quase no mesmo ponto onde Cidade das Cinzas terminou. Com o ataque ao navio de Valentim e com grande choque que foi para a Clave, seus membros estão partindo para Idris, a cidade natal dos caçadores de sombras e o lugar mais seguro para se viver,já que as torres de Alicante não permitem a entrada de demônios. Os Lightwood estão se encaminhando para lá, já que além de tudo, precisam informar o ocorrido no ataque de Valentim. Mas a pergunta que não quer calar é: "Como o navio de Valentim  desintegrou - se completamente de uma hora para a outra?"
Só quem sabe a resposta para esta pergunta é Jace, Simon e Clary. E Jace pretende que este segredo permaneça apenas entre eles. É claro que a Clave já tem conhecimento sobre o dom de Clary, mas não sabe quais as dimensões dele. E o primeiro ato de Jace para proteger é a irmã, é tentar impedir que ela vá para Idris junto com ele e a família.O que se acaba se tornando uma missão impossível, já que um misteriosa mulher, que parece conhecer muito bem a mãe de Clary, revelou que a única chance de Jocelyn acordar é se Ragnor Fell for encontrado, um poderoso feiticeiro, e o único que sabe o que esta acontecendo com ela.
Clary esta completamente obstinada e decidida a salvar a sua mãe, e se for preciso, vai passar por sina de quem estiver no caminho. Então, nem preciso dizer que todos os esforços do Jace são em vão, e que nossa pequena garota valente acaba indo parar em Idris, de um modo bem conturbado e cheio de emoção, bem mais do que deveria ser, é claro, totalmente no estilo Clary e sua impulsividade.
É lá em Idris também que Clary encontra um possível novo interesse amoroso. Sebastian Verlac, um lindo e gentil garoto, que desperta a curiosidade de Clary logo de cara, já que tem exatamente a aparência do príncipe de sua historia em quadrinhos que desenhava quando criança.
Mas apesar de tudo, Clary vai precisar contar com Jace, seja para encontrar a cura para a sua mãe, como para enfrentar o exercito de Valentim, que tem planos de invadir a cidade.
E como não podia deixar de ser, a ligação entre eles está a cada dia mais forte, e o desejo que ambos sentem um pelo outro,esta ainda mais incontrolável. O fato de saberem que são irmãos, não é suficiente para os manter afastados.
“Ele gemeu suavemente, um ruído baixo na garganta, em seguida a envolveu com os braços, puxando-a para perto, e eles rolaram na grama, entrelaçados, ainda se beijando. Havia pedras contra as costas de Clary, e seu ombro doía onde tinha caído da janela, mas ela não se importava. Tudo que existia era Jace; tudo que sentia, esperava, respirava, queria e via era Jace. Nada mais importava.”
Sinceramente, eu não sei como alguem pode não amar essa serie!! É simplesmente incrível.Ler estes livros é viciante, não tem como parar, o leitor chora,sorri, fica tenso... é um misto de emoções, e eu posso garantir que neste livro esta muito pior, ou melhor, depende do seu ponto de vista. Tudo esta muito intenso e tenso, e o foco da historia se expande mais, não esta apenas girando em torno do casal protagonista e o vilão malvado. Temos vários outros pontos sendo desenvolvidos em paralelo. Também podemos notar o crescimento de vários personagens que até então, eram simplesmente secundários, como o Simon, que começa a entender que a sua nova condição, não´é mais a de apenas um mundano, mas de alguém que com certeza será afetado por tudo que acontecer dentro do mundo dos Caçadores de sombras. Também temos novos casais surgindo, ou melhor dizendo: Se assumindo.
Siiim, estou falando de MALEC!! Enfim este casal vai se tornar um casal, efetivamente!! Ok, eu sei que é spoiler, mas eu não podia deixar de contar, já que 100% dos fãs estava torcendo por isso.
Vamos conhecer vários personagens novos também, alguns provavelmente essenciais para o desenvolvimento da trama nos próximos livros, como é o caso do Sebastian, que eu citei lá em cima .
Outra coisa que eu preciso contar, que é quase um desabafo. O lado assassino de Cassandra Clare entra em cena. Vai ter morte. Não posso dizer de quem, nem quado e nem como, mas eu fiquei completamente chocada, triste e com muita raiva da Tia Cassie.
Mas agora vamos falar do ponto alto desta trama: Jace wayland.
Ok, todo mundo sabe que eu tenho um fraco por ele, né! E eu nem sei como a Cassie conseguiu isso, mas neste livro ele esta ainda mais incrivelmente incrível. 
Nossa, é de partir o coração ver Jace e Clary lutando contra o sentimento que um sente pelo outro. Mas principalmente ele, que tenta de todas as maneiras se afastar da irmã, as vezes de modo totalmente errado e doloroso para ambos, mas a incessante luta contra esse sentimento deixa o leitor completamente angustiado. 
"Eu amo você, e vou amar até morrer, e se houver vida depois disso, vou amar também"
Quem leu este livro deve ter notado que tudo ficou parcialmente "resolvido", vamos dizer assim. Acho que este livro esta incrivelmente intenso, pelo fato de que "Cidade de Vidro" era para encerrar a historia dos Caçadores de Sombras. Sim, inicialmente Cassandra Clare pretendia escrever apenas uma trilogia, mas com o desenvolvimento e a forma como seus livros dominaram as listas dos mais vendidos, assim como a grande quantidade de fãs, a levou a estender a serie, o que obviamente foi a escolha mais acertada.Imagina ficar órfã de TMI tão cedo? NEM PENSAR.
Novamente eu preciso comparar com Harry Potter, Cassandra Clare me transporta para um mundo completamente novo. E esta batalha entre o exercito de Valentim e os Caçadores de sombra, me trouxe varias lembras da épica batalha final de Hogwarts. 
Antes que me atirem pedra: NÃO, não tem nada de parecido, ambas acontecem de modo totalmente diferente, a comparação é mais no quesito intensidade. Mas não vejo problema em comparar, já que a própria Cassandra Clare é Potterhead assumida, aposto que ela não ficaria nem um pouco ofendida, pelo contrario. 
Enfim, este é um livro intenso, do tipo que te deixa completamente vidrado com a quantidade de coisa que acontece, é tantas reviravoltas e intrigas, assim como romances, que o leitor fica completamente absorto, com medo de perder algum detalhe importante.
Como os livros anteriores da serie, este é um obra incrível, a capa é linda e a diagramação, apesar de simples, é impecável, assim como a revisão, que aparentemente não possui erros.
Sou suspeita para falar desta serie, então se vc ainda não conhece, trate de conhecer, e se vc já é fã como eu, diz ai o que achou!!

PS:
Existe um capitulo neste livro, no qual Jace deixa uma carta para Clary antes de ir atrás de Valentim. No livro a carta é apenas citada, não sabemos o que realmente está escrito nela, mas quando Cidade dos Anjos caídos (o livro seguinte a Cidade de Vidro) foi lançado nos EUA, nele continha a carta. A edição brasileira veio capenga, obviamente, então se o leitor não procurar, nunca vai ficar sabendo. Mas eu acabei encontrando a carta completa no site IDRIS (Clique no nome para ser direcionado ao site), inclusive já traduzida, e resolvi mostrar para vcs. *-* 

Para ampliar é só clicar na imagem.

A serie vai ter 6 volumes (a principio,pois se Raziel quiser ela vai escrever mais alguns. #torcendo), para conferir a resenha é só clicar no nome do livro.
  • Cidade dos ossos.
  • Cidade das cinzas.
  • Cidade de vidro.
  • Cidade dos anjos caídos
  • Cidade das almas perdidas
  • City of Heavenly Fire (ainda não publicado, mas que na tradução literal seria: Cidade do fogo celestial.)


Sobre a autora:

Cassandra Clare nasceu em uma família americana no Teerã, Irã e passou grande parte de sua infância viajando pelo mundo com sua família, incluindo uma caminhada pelo Himalaia quando criança, que foi quando ela passou um mês vivendo na mochila de seu pai. Antes dos seus dez anos de idade ela morou na França, Inglaterra e Suíça. O fato de que sua família se mudava muito, ela encontrou familiaridade nos livros e estava sempre com um livro debaixo do braço. Ela passou seus anos de escola em Los Angeles, onde ela costumava escrever histórias para divertir seus colegas, incluindo um romance épico chamado "The Beautiful Cassandra", baseado na homônima história de Jane Austen.Após a faculdade, Cassie viveu em Los Angeles e Nova York, onde trabalhou em várias revistas de entretenimento e até mesmo em alguns tablóides bastante suspeitos, onde ela relatou sobre a viagem ao mundo de Brad e Angelina e as avarias do guarda-roupa de Britney Spears. Ela começou a trabalhar no seu romance YA, Cidade dos Ossos, em 2004, inspirada na paisagem urbana de Manhattan, sua cidade favorita. Ela dedicou-se em tempo integral em sua ficção fantasia.
A primeira venda profissional de Cassie foi um conto chamado "The Girl’s Guide to Defeating the Dark Lord", em uma antologia Baen de fantasia humor. Cassie odeia trabalhar em casa sozinha, porque ela sempre se distrai por reality shows e as travessuras dos seus dois gatos, por isso ela geralmente se propõe a escrever em cafés e restaurantes locais. Ela gosta de trabalhar na companhia de seus amigos, que vêem que ela adere a seus prazos. Atualmente, reside em uma antiga casa vitoriana em Nova Iorque com seu noivo, seus gatos, e lotes e lotes de livros.


A adaptação do primeiro livro para o cinema estreou em Agosto deste ano, mas infelizmente não foi o sucesso que os fãs e produtores esperavam. Não chegou nem perto de arrecadar tudo que se era esperado, tanto,que infelizmente, as gravações de Cidade das Cinzas, que começaria este mês, foi adiada,sem previsão de quando realmente vai começar.


11 comentários:

  1. OMG que resenha perfeita!
    Concordo com você, esse é sem dúvidas o melhor livro da série, apesar de tudo.
    Nunca vou entender o porque do Max....
    Nunca vou perdoar o Seb, mesmo gostando muito dele, abomino o que ele fez.
    E o Jace, a Clary? E a marca de Caim? Tudo nesse livro é perfeito.
    Sim, a tia Cassie tem mesmo o dom de nos surpreender. E é exatamente isso que eu adoro em seus livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ps, a carta de Jace para CLary foi impressa no ultimo livro lançado: Cidade das almas perdidas. Levei um tempo pra descobrir do que se tratava aquela carta, já que não fazia sentido no livro.
      Enfim...

      Excluir
  2. Oiee ^^
    Cidade de vidro é o meu livro favorito dessa série ♥ amo de paixão Malec, Jace e Sebastian ♥
    Mal vejo a hora de lançarem o próximo livro..muahaha espero que não demore muito *-*
    Também fiquei com raiva da tia Clare, estava tudo tão bonitinho, ai ela vem com aquele instinto assassino e puf... :'(

    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. "Cidade de Vidro é melhor livro da serie."
    Faço das suas palavras a minha.
    Eu amo a série. *-*
    E espero que eles não mudem os atores e continuem os filmes.

    ResponderExcluir
  4. Aném, que vontade de ler esses livros! Tô atrasada demais, não li nenhum ainda, fico só na vontade...

    ResponderExcluir
  5. Sou a única que ainda não leu esse livro, ele parece ser tão bom e eu aqui parada sem fazer nada. Estou esperando grana para poder comprar ele.

    ~~~ Blog Gossip Girl .... Fan Page .... Tudo sobre os famosos u-u ~~~

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li a série, mas finalmente consegui o primeiro livro, e logo logo começarei a ler, pois eu to super curiosa, vi ao filme e não gostei muito não, mas espero que o livro venha a me agradar muito.
    Beijos!!!

    http://theroseteen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Não li nada da série ainda =( Poxa... estou ficando bem atrasada nessa série.
    Uma pena que o filme tenha ido tão mal nas bilheterias... o elenco é ótimo e estava torcendo para uma continuação. (Ainda torço).

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha,e agora estou louca para ler o livro.
    Que como você disse é o melhor da série,então vale a pena.E também gostei muito da carta não sei onde você achou mas fiquei super ansiosa depois de ler ela

    ResponderExcluir
  9. E realmente o filme não é tão bom quanto eu esperava,sem falar que o personagem não se parece com Jace,nem psicologicamente e nem fisicamente.
    De Mariana

    ResponderExcluir

Adptação e personalização por QueenG Design

Tema Base por Butlariz