11 novembro 2013

Resenha : Cidade das Almas perdidas - Cassandra Clare.

Autor: Cassandra Clare
Titulo original: City of lost  souls
Serie : Os Instrumentos Mortais
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501403285
Ano: 2013
Páginas: 525
Tradutor: Rita Sussenkid
Adicione o livro no Orelha de Livro.

Sinopse:

Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?

Cuidado!! Esta resenha possui spoilers dos livros anteriores.

"Nenhum homem escolhe o mal porque é o mal. Ele apenas o confunde com felicidade,o bem que procura."
Como eu disse na resenha passada, o final de Cidade dos Anjos Caídos é simplesmente torturante, você fica desesperado para saber o que vai acontecer em seguida, mas o mistério em Cidade das Almas perdidas não dura muito tempo. Logo nos primeiros capítulos já descobrimos o paradeiro de Jace e o que realmente aconteceu com ele, mas é ai que o desespero do leitor começa novamente. O feitiço de Lilith ligou Jace a Sebastian, não se pode ferir um sem machucar o outro, ou seja, matar Sebastian significa matar Jace também.
Mas ninguém esta disposto a abrir mão de Jace tão facilmente. Bom, ninguém é muita gente, a Clave esta disposta a tudo para parar a ameaça iminente que o filho de Valentim se tornou, e se para isso Jace precisa morrer, é um preço que eles estão dispostos a pagar. Mas Clary, Isabelle,Alec, Magnus e Simon não vão desistiu facilmente, principalmente Clary, que não abandonará o seu amor, não antes ir até as ultimas consequências para tentar resgatá-lo de sua prisão sem grades.
Enquanto o nosso "time do bem" luta para encontrar alguma solução para separar Jace e Sebastian, os dois estão em um apartamento, isolado do mundo, na verdade, localizado em uma outra dimensão, e é por esse meio, que viajam o mundo, tramando qual será o próximo passo para a extinção da raça Nephilin.
Depois que o sangue de Jace foi usado para trazer Sebastian de volta a vida, ambos estão ligados, mas o problema não é apenas a ligação que existe entre eles que não permite ferir um sem machucar o outro. O real problema é que esta ligação esta distorcendo os pensamentos e o discernimento de Jace, e o transformando em uma marionete controlada por Sebastian, que o usa para ajudar em seus planos malignos. Este "novo" Jace é alguém totalmente diferente, que acredita fielmente em tudo que Valentim e Sebastian acreditam, mas nos sabemos que o amor de Clary é incondicional, e ela vai ir até as ultimas consequências, e se agarrar até a ultima esperança para tentar trazer o antigo Jace de volta, nem que para isso, ela mesma precise se juntar a Sebastian.
“Ao lado de Clary, Jace respirou fundo. Ela girou para olhar. Havia uma mancha vermelha se espalhando na frente da camisa dele. Jace tocou a mancha com a mão; os dedos voltaram sangrentos. Somos ligados. Se cortá-lo, eu sangro.”
O incrível neste livro é que conhecemos Sebastian (ou Jonathan,seu verdadeiro nome), e o que surpreende o leitor é o fato de que ele é um personagem tão complexo, que mesmo sendo o vilão, é impossível não gostar dele. Logo no começo da leitura você pensa: "Poxa, ele é apenas incompreendido, alguém muito sofrido." Mas aos poucos o leitor acaba percebendo que ele é ainda mais perverso do que todos imaginavam, e mesmo assim, é impossível odiá-lo completamente, ele faz parte do grupo de vilões que você é obrigado a respeitar e até mesmo admirar, mas Valentim era um vilão melhor, pois ele tinha o poder de trazer a tona a raiva e o ódio, coisa que Sebastian não faz tão bem, já que em vários momentos você se pega com pena dele.
Jace também esta muito melhor "possuído", do que com aquela personalidade deprimida que ele nos mostrou em Cidade dos Anjos caídos. Jace controlado por Sebastian trás de volta o super ego, as falas engraçadas,a ironia e o bom humor do velho Jace,que são exatamente as características que nos fizeram ama-lo logo no primeiro livro, e que,infelizmente, se perder quase que totalmente durante o decorrer da historia.
(Juro, chegou um momento em que eu estava torcendo que ele continuasse possuído.)

Também temos um novo casal, que enfim, esta se tornando um casal realmente. Siiim, estou falando de Sizzy (Simon+Izzy). Bem, isso não é realmente um spoiler né? acho que a maioria já imaginava que isso iria acontecer mais cedo ou mais tarde, mas é muito bonitinho o relacionamento dos dois. Também temos um casal em crise. Pois é, Malec esta em crise do inicio ao fim do livro,já que Alec esta inseguro com a imortalidade de Magnus e o seu inevitável envelhecimento, mas mesmo assim, quando estão juntos, não tem para qualquer outro casal.
Cassandra Clare continua tentando introduzir os lobisomens na historia também. Digo tentando, pois até agora eu não entendi muito bem qual é a finalidade de Maia e Jordan e do tal Praetos Lupos.
O ponto alto deste livro é crescimento de alguns personagens, como Simon e Clary,que mostram para que realmente vieram. Principalmente a Clary, que abandonou totalmente a pose de donzela em perigo para se tornar uma guerreira destemida, que vai até as ultimas consequências para salvar quem ama. E verdade seja dita, todas as decisões que ela toma para salvar Jace é de deixar o leitor de boca aberta e torcer ainda mais pelo casal.
O relacionamento Sebastian e Clary é algo que foi desenvolvido, eles passam algum tempo junto, e mesmo que ela esteja convivendo com ele contra gosto,um certo intendimento entre eles acontece. O ruim é que novamente a questão do incesto é trazida a tona. Cassie Clare trouxe esse drama nos primeiros livros, mas foi aceitável, já que o leitor ainda tinha aquela duvida sobre a veracidade dos fatos, mas isso foi  novamente introduzido neste livro, mas agora de forma verdadeira,dando a entender que Sebastian deseja Clary como mulher, e não apenas como irmã. Não foi legal, definitivamente.
Sim, acho que posso afirmar que neste livro o protagonista é sim o Sebastian, e eu senti muita falta do meu Jace, apesar de ele estar presente, mas nunca como o personagem central da trama.
No quesito escrita, desenvolvimento e trama, eu não tenho nada a reclamar, Cassandra Clare é um gênio, ponto final, apesar de alguns pontos não me agradarem tanto, mas ela sempre "amara" muito bem a trama, com certeza explicações para todos esses porquês ainda estão por vir.
O que realmente me deixa indignada é a revisão dos livros desta serie, que é pessima, chega ao ponto de trocarem os nomes dos personagens, é bem chato isso, e quase um pecado, pois essa serie é simplesmente fantástica. No mais, este livro segue o padrão dos anteriores, uma diagramação simples, folhas amareladas e uma fonte bem agradável para a leitura, a capa é maravilhosa, a mais bonita de toda a serie.


Esta serie vai ter 6 volumes, sendo que 5 já foram publicados. Segue abaixo o nome e os links para as resenhas publicadas aqui no blog:
Sobre a autora:

Cassandra e Robert (Simon)

Cassandra Clare nasceu em uma família americana no Teerã, Irã e passou grande parte de sua infância viajando pelo mundo com sua família, incluindo uma caminhada pelo Himalaia quando criança, que foi quando ela passou um mês vivendo na mochila de seu pai. Antes dos seus dez anos de idade ela morou na França, Inglaterra e Suíça. O fato de que sua família se mudava muito, ela encontrou familiaridade nos livros e estava sempre com um livro debaixo do braço. Ela passou seus anos de escola em Los Angeles, onde ela costumava escrever histórias para divertir seus colegas, incluindo um romance épico chamado "The Beautiful Cassandra", baseado na homônima história de Jane Austen.Após a faculdade, Cassie viveu em Los Angeles e Nova York, onde trabalhou em várias revistas de entretenimento e até mesmo em alguns tablóides bastante suspeitos, onde ela relatou sobre a viagem ao mundo de Brad e Angelina e as avarias do guarda-roupa de Britney Spears. Ela começou a trabalhar no seu romance YA, Cidade dos Ossos, em 2004, inspirada na paisagem urbana de Manhattan, sua cidade favorita. Ela dedicou-se em tempo integral em sua ficção fantasia.
A primeira venda profissional de Cassie foi um conto chamado "The Girl’s Guide to Defeating the Dark Lord", em uma antologia Baen de fantasia humor. Cassie odeia trabalhar em casa sozinha, porque ela sempre se distrai por reality shows e as travessuras dos seus dois gatos, por isso ela geralmente se propõe a escrever em cafés e restaurantes locais. Ela gosta de trabalhar na companhia de seus amigos, que vêem que ela adere a seus prazos. Atualmente, reside em uma antiga casa vitoriana em Nova Iorque com seu noivo, seus gatos, e lotes e lotes de livros.


9 comentários:

  1. Oiee ^^
    Amo demais essa série, e esse livro acabou comigo! Cassandra querendo me matar do coração *-*
    Mal vejo a hora de lançarem o próximo livro. *-*
    Amo tanto o Jace quanto o Sebastian, mas Sebastian é mais bad boy...rsrs...Meu preferido ♥
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Desespero pra ler a continuação foi o meu! Tive que esperar mais de um ano pro lançamento desse livro! E advinha? Estou me sentindo da mesma forma agora por CoHF.
    Esse livro foi bem melhor que o anterior, mas eu achei muita enrolação, sabe? E quase entrei no livro pra dar uns bons tapas no Alec. Ele merecia. Quanta insegurança!
    Mas eu devo parabenizar a CLary por finalmente agir como uma shadowhunter.

    *********
    SPOILER
    **********

    E agora deixo o maior lamento desse livro: Amatis. Porque ela?

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Eu amo essa série , fiquei muito ansiosa com o lançamento dos
    livros . O filme também foi bem legal !
    Fico in love quando escuto o nome dessa série s2
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conheço essa série, mas a história parece ser interessante.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esta é uma série mais desejadas, pelas resenhas lidas, capa, filme, mas ainda não pude comprar nenhum. Mas é uma das minhas metas para o ano que vem!!

    ResponderExcluir
  6. Só li Cidade dos Ossos e por isso não li a resenha. Li o primeiro livro em PDF e eu falei com minha mãe que só vou ler o resto da série se ela me dar os livros físicos! O resultado é que até agora não terminei de ler a série! :/ rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Comecei a ler os livros da série "Os Instrumentos Mortais" depois de ter assistido o filme e fiquei completamente apaixonada (e viciada) por essa história. Fui "devorando" um atrás do outro até terminar de ler os 5 e aguardo ansiosamente o lançamento do "City of heavenly fire". Gostei tanto que depois de ter lido os livros em .pdf. Fiz questão de comprá-los para ter os livros físicos.

    Gostei da sua resenha e quero adicionar um comentário sobre o que você mencionou da revisão. Não cheguei a reler todos os livros depois de comprá-los mas, de vez em quando, volto nos meus trechos favoritos. Fiquem extremamente decepcionada ao descobrir uma frase faltando. Você percebe quando tem algo faltando, uma parte sem sentido, num dos seus trechos favoritos. Achei uma falta de cuidado.

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não li por conta dos spoilers, sou louca pra ler essa série, então quero comprar todos, bonitinhos, ler tudo do começo! hahaha
    Mas fala, quem não curte essa série? preciso ler logooooo

    ResponderExcluir
  9. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Adptação e personalização por QueenG Design

Tema Base por Butlariz