7


Resenha : O lado bom da vida - Matthew Quick.



Autor: Matthew Quick
titulo original : The Silver linings playbooks.
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572773
Ano: 2013
Páginas: 256
Tradutor: Alexandre Raposo
Adicione o livro ao "Orelha de Livro."

"É dificil não se emocionar com o destino de um homem que,apesar das muitas provações,ainda tenta acreditar na esperança e na fidelidade,enquanto trava uma batalha para recuperar sua sanidade mental."
                                                        -  The Wall Street Journal.

"O livro que inspirou o filme estrelado por Bradley Cooper e Jennifer Lawrence."

Sinopse:
Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.
Resenha:

Vocês sabem que eu sou sempre muito sincera em minhas resenhas, e devo confessar que eu nunca, nunca mesmo, me imaginei lendo este livro, não faz muito o meu estilo de leitura,  mas eu sou totalmente alucinada por Jenn Lawrence, então, aqui estou eu, resenhando este livro.

O lado bom da vida conta a historia de Pat Peoples, um cara de trinta e poucos anos, que acabou de sair de uma instituição psiquiátrica, mas que não tem ideia de quanto tempo passou na clinica, na realidade, ele acredita que só alguns meses se passaram, mas ao voltar ao convívio familiar ele percebe que muita coisa mudou, inclusive seu casamento com Nikki.
Pat não tem quase nenhuma lembrança de antes de ir de para o "lugar ruim", a única coisa que ele lembra, é que algo aconteceu e que Nikki precisou do "tempo separados".  Mas agora seu maior objetivo é restaurar seu casamento e se tornar uma pessoa melhor, seu lema de vida agora é “melhor ser gentil do que ter razão”.
Depois que saiu do lugar ruim, Pat resolveu mudar sua vida radicalmente, se tornou um viciado em atividade física, já que Nikki gosta de peitorais sarados e ele engordou cerca de 25 kg depois do casamento, também se dedica a leitura, principalmente dos livros que Nikki usa em suas aulas, ele também esta tentando ser gentil, e como o "tempo separados" ainda não terminou, ele tenta praticar com todos a sua volta, ´para que quando Nikki voltar, ele esteja acostumado a elogiar e a reconhecer seu valor. Mas ser gentil acaba se tornando um pouco complicado para ele, já que precisa lidar com sua mãe super protetora e com seu pai, que não lhe dirige a palavra em nenhum momento, além de ter de enfrentar a realidade, de que ele não passou apenas alguns meses no lugar ruim, e sim anos, e que Nikki agora tem uma ordem de restrição contra ele, além das cessões de terapia com Dr. Cliff Patel, mas essa é a parte fácil de se lidar, já que Cliff, assim como Pat , é um torcedor fanático dos Eagles.
Mas ele também tem Ronnie, seu melhor amigo, que é casado com Verônica, e em um jantar na casa deles  Pat conhece Tiffany, a irmã de Verônica e que também sofre com problemas psiquiátricos desde que seu marido faleceu.
Tiffany é instável, mas de certo modo, Pat se sente confortável ao lado dela, já que ela é uma das poucas pessoas que realmente entende o que esta acontecendo com ele. Mas Tiffany tem uma proposta para ele, que consiste em ajuda mutua; Pat a ajuda a ganhar um concurso de dança, e ela o ajuda por fim no "tempo separados" com a Nikki.

Este livro é narrado em primeira pessoa, é como se estivéssemos lendo o diário do Pat, então podemos ter uma visão completa de todos os seus sentimentos, angustias e desejos, o que é fantástico, já que Pat é mentalmente instável e podemos acompanhar  todo esse processo de aceitação e superação que ele passa apos sair da clinica, que ele chama de "lugar ruim".
Este livro é ótimo,mas, o autor exagerou nas descrições sobre o futebol americano, grande parte dos diálogos envolve o jogo, ou assistir ao jogo,  ir ao jogo, falar do jogo ,discutir o jogo ou as regras do jogo, e se você, assim como eu, não entende nada de futebol americano e seus termos, também vai ficar perdido, e isso torna a estoria um pouco enfadonha em alguns momentos. Mas para balancear com esses momentos "fracos" do livro, o autor criou personagens complexos e apaixonantes, como o próprio Pat, mas principalmente Tiffany, que trás uma bagagem emocional imensa, assim como uma força e uma determinação impressionante. Pat Peoples também é uma personagem intenso, suas crises, alucinações e medos são divididos com o leitor, e é impossível não se emocionar, mas ao mesmo tempo, ele não trás essa bagagem emocional da Tiffany, Pat é ingenuo, em certos momentos o leitor quase esquece de que ele é um homem de trinta e poucos anos, que já foi casado, pois depois que ele saiu da instituição psiquiátrica, se torna uma pessoa frágil, que precisa de cuidados, mas que ao mesmo tempo anseia por independência.
Pat também é o tipo de pessoa que é otimista por natureza, em tudo ele consegue ver o lado bom, até mesmo nas adversidades. Ele também acredita em finais felizes, e principalmente que a vida é um filme, e que Deus sempre tem um final feliz preparado para cada um de nos.
(...)agora minha vida é o filme a que vou assistir e, bem, está sempre passando.Além disso,eu sei que está quase na hora do final feliz, quando Nikki vai voltar,porque progredi muito com a ajuda do fisiculturismo, dos medicamentos e da terapia.(...)
O mais interessante deste livro, que apesar de em alguns momentos ser cansativo e um pouco infantil, é que a lição final, é algo que pode ser seguido por todos, é uma mensagem simples, mas que serve para qualquer leitor, em geral, já que tentar ser melhor é algo que todos deveriamos tentar. E também o fato de perceber que o final feliz, pode não estar no momento em nem com a pessoa que acreditamos, e que o verdadeiro amor pode surgir no momento de adversidade, é um belo conselho.
Enfim, esse é um livro para se refletir, e pensar e repensar os seus valores, e por favor, não pense que esse livro é somente sobre futebol americano, sim, possui momentos sobre isso, e que são chatos, mas o livro é muito mais do que isso, é uma estoria simples, mas, muito emocionante.
A capa do livro é o poster do filme, com a minha Jenn diva linda e o Bradley Cooper, a revisão esta ótima, sem erros aparente, a diagramação é simples, com paginas amareladas e uma fonte agradável a leitura.Os capítulos são curtos, com uma narrativa leve e fluida, apesar de em alguns momentos se tornar enfadonha, o autor também possui uma escrita bem simples.
Sobre o filme, eu assisti antes de ler o livro, e não atrapalhou em nada a leitura. É claro que não é fiel ao livro, muita coisa foi modificada, mas ambos são ótimos, e se você conseguir separar um do outro, ou usar um para complementar o outro, deve assistir para depois ler, eu recomendo. 

Trailer do filme:



Book trailer:



Sobre o autor:

Aos 30 anos, Matthew Quick era um respeitado professor de inglês em South Jersey que incentivava seus alunos a acreditar no próprio potencial e no poder da literatura — até o dia que se sentiu um hipócrita. Infeliz, ele largou o emprego e vendeu a casa para se dedicar ao sonho de escrever. Após três anos lidando com uma severa depressão, criou O lado bom da vida, romance que se tornou um sucesso imediato..






7 comentários:

  1. Eu assistir o filme primeiro, então fui ler o livro esperando mais dele e acabei o achando totalmente decepcionante. =(

    ResponderExcluir
  2. Gente tem o filme e eu quero assistir ^^
    Amei a resenha!

    - Post novinho no blog sobre aplique de cabelo bora conferir está TOP kkkkk'

    Beijoss *-*

    ==> Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  3. Nunca assisti o filme, mas o livro parece ser bem legal! Estou dividida quanto a ele, pois li algumas resenhas negativas e também algumas positivas, mas parece ser um bom livro e gostei de saber que nos traz uma boa lição no final, deve ser mesmo ótimo! Adoro livros que causam esse efeito :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não li o livro. Não vi o filme. E não pretendo fazer o primeiro. O filme eu assistirei apenas por causa da Jenn, pois também sou louca por ela, haha.
    Não é meu estilo de literatura e sair da minha zona de conforto não está nos meus planos. Nem pela Jenn. Saber sobre as descrições exageradas a respeito do futebol americano só me deixa ainda mais desestimulada. Não odeio o esporte, mas também não o amo, então seria bem chato, cansativo e me faria desejar escrever uma carta bem malcriada para o autor.
    Exageros a parte, não é um livro que eu pretendo ler. E dificilmente mudarei minha opinião a cerca da obra.

    ResponderExcluir
  5. Oii Geeh ^^
    Vi o filme só por causa da Jennifer, sou super fã dela ♥ mas acabei me apaixonando pela história. Vi várias pessoas dizerem que o filme é horrível se comparado com o livro, mas como eu ainda não li o livro, não posso compará-los, mas quero muito ler O lado bom da vida.
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esses dias peguei um spoiler desse livro -.- acabou com meu tesãozinho por ler haha
    Vou esperar esquecer o que eu li e encarar daqui um tempo a leitura.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi adorei sua resenha!.. muito obrigado...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png