22 abril 2014

Desafio Literário Descobrindo o Brasil - Resenha: Lázarus


Oi gente!
Hoje começamos o Desafio Literário Descobrindo o Brasil. Durante 5 dias, postarei alguns dados sobre livros nacionais que já li e que gostei muito! Aproveitando que hoje é uma resenha de livro nacional, tbm vou usar para o meu Desafio Skoob: Mês de Abril - Livro escrito por mulher.
Vamos lá? srsrsrsrsr


Autora: Georgette Silen
Edição: 2
Editora: Giz Editorial
ISBN: 9788578551865
Ano: 2013
Páginas: 528
Adicione no "Orelha de Livro"


Sinopse: "Lázarus gira em torno de Laura, uma brasileira que vai trabalhar em Bristol, na Inglaterra. Fechada para o amor desde a morte do marido e com um filha "aborrescente" para cuidar, nossa heroína descobre uma segunda chance na figura do irresistível Robert, para desespero do melhor amigo dela, o ciumento e apaixonado David. Enquanto Laura e Robert se envolvem, uma série de mortes misteriosas ocorre na cidade. E muitos segredos vêm à tona. A autora Georgette Silen, porém não se limita a contar uma love story com assassinatos ao fundo. A trama ganha fôlego após a resolução dos casos: entram em cena mais personagens, desafios e, claro, perigos." - Helena GomesJornalista, professora universitária e autora de Sangue de Lobo, Assassinato na Biblioteca, Lobo Alpha e a Saga A Caverna dos Cristais, entre outros títulos. 
Resenha:

"Tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo. O ser não é mais que o vir-a-ser". - Heráclito
Em Lázarus, conhecemos Laura, como a sinopse acima diz, Laura acabou de mudar do Brasil para Bristol na Inglaterra. Contratada pelo Museu de Artes, Laura e sua filha adolescente, partem para Bristol para começar uma nova vida. Laura é viúva, depois da morte de seu marido, ela não e interessou por mais ninguém, dedicou sua vida a sua filha e ao seu trabalho. Tudo seria exatamente igual em Bristol, aceitara o emprego, pensando exclusivamente nisso, mas ao começar o trabalho, conhece Robert, um homem incrivelmente lindo e sedutor, por quem Laura logo sente algo.

"Amei meu marido, sim, mas poderia amar outro homem novamente. Ou o tempo me fez ficar tão exigente que nenhum deles serviria? Tinha minha vida, era independente, com uma filha adolescente; em geral isso afugenta os homens. Mas não significava que todos eles fossem iguais. Apenas... Não achei ainda o que eu queria. Será essa a verdade?"
A partir deste encontro, começa um relacionamento entre os dois, Laura sente que esta na hora de pensar em si mesma e dar uma nova chance ao amor, Robert está completamente encantado por Laura, por sua beleza, força e por seu coração bom. O único que não está feliz com esse romance, é David, amigo de infância de Laura, que nutre um amor pela mesma desde quando eram crianças. Mas Laura não pensa em outra pessoa, somente Robert!
"- "Há mais entre o céu e a terra, do que sonha nossa vã filosofia". - respondeu Jarvis, citando Shakespeare. - Um dos maiores poetas e dramaturgos ingleses já nos alertava sobre isso no século XVII, e antes dele outros povos relataram a existência de seres com comportamentos e aspectos semelhantes. Por que tais criaturas não poderiam ainda existir no século XXI?"
Apesar do romance super fofo (owww *-*), Lázarus não é somente isso. A autora pesquisou lendas e mitos, tudo para tornar a fantasia deste livro realista! Mitologia e história pura! Não pense que aqui você não vai encontrar respostas, vai sim, e muitas, que te deixaram curiosa e querendo mais e mais! Cada página foi escrita de maneira sensata e detalhada, apesar de a história em si não se passar no Brasil, senti familiaridade com as descrições da autora, muito detalhista e instigante.


Os personagens são outro ponto principal do livro: Você não encontrará uma adolescente que se apaixona por um sobrenatural e que se acha feia, desajeitada e boba perto do mesmo. Você encontrará um mulher, dos seus trinta e poucos anos, com uma filha adolescente, com um trabalho e problemas decorrentes de um adulto. Laura é uma mulher bonita e sabe disso. Autossuficiente, não mede esforços para proteger que ama e luta com unhas e dentes pelo que quer. Robert já viveu muito, e sabe o peso disso, sabe que sua condição implica situações perigosas, mas acredita que o amor pode falar mais alto.

"Se colocássemos de lado a discussão secular de vampiros serem demônios e seres do inferno, éramos privilegiados pela quantidade de beleza que podíamos apreciar. "A beleza está nos olhos de quem a vê", o antigo provérbio se encaixava como uma luva em meus pensamentos. Cada dia trazia uma surpresa, uma fonte de luz inimaginada, uma nova cor, um novo cheiro, detalhes antes insuspeitados. E tudo era muito belo."
Fora os personagens principais descritos acima, também conhecemos outros igualmente maravilhosos. O mundo criado por Georgette, abrange todas as partes do planeta. Você conhecerá a fundo, as raças de vampiros existentes, saberá distinguir entre Puros, Metamorfos e Mestiços. Descobrirá porque os vampiros se tornaram lendas, mitos. Conhecerá  O Concelho, que por incrível que pareça é formado por humanos. Sentirá junto com Laura, o medo, a alegria, o prazer, de toda essa descoberta! Prepare-se para saber o que civilizações antigas já sabiam, o que vários pensadores, poetas de séculos passados, advertiram. Uma mistura de realidade e fantasia que já existia desde os primórdios da Terra.

"Agora tudo era passado. A mulher que viveu aquilo não poderia mais aparecer. Ela deixou de existir num dia de outono inglês, quando saiu do Museu de Artes de Bristol. Lembro-me bem."
Sobre a diagramação do livro, só tenho a parabenizar a editora! Simples, mas com alguns pontos destacados, encontrei alguns erros de revisão bobos, nada que prejudique a leitura. Lázarus é dividido em 3 livros, cada livro, descrevendo um acontecimento na vida de Laura. Adorei os pensamentos que a autora colocou no início os livros, o destaque feito pela editora, Também ficou maravilhoso! A narrativa é em primeira pessoa, alternando entre os personagens do livro, não saberemos somente o que a protagonista Laura sabe, veremos por outros ângulos de personagens diferentes, e isso para mim, foi maravilhoso! Várias cenas descritas de pontos de vistas diferentes! perfeito! Sobre a capa? Bem, eu a achei linda quando a vi pela primeira vez, toda fosca com detalhes em verniz nas rosas e no título do livro. Só não entendia o porque do nome e da rosa... mas é ai que a mente brilhante da autora me surpreendeu mais uma vez! A capa tem tudo a ver com o livro!!!! Só lendo mesmo para entender esse entusiasmo! Eu já conhecia a escrita da autora, li um conto que ganhei dela na semana do livro nacional aqui na minha cidade, O Cântico do Súcubo, (para ler a resenha, clique no título) despertou em mim mais que curiosidade, fiquei extremamente fascinada e queria mais, mesmo depois de ler Lázarus, ainda quero. Também assisti a uma pequena palestra dela sobre vampiros, e adivinhem???? A mulher sabe sobre o que escreve! Em um mundo de fantasia e realidade, o que você faria para manter quem ama em segurança? Simplesmente perfeito! Então, se recomendo? Claro!



Avaliação:



Sobre a autora:


Georgette Silen é natural de Caçapava - SP. Arte educadora e professora de teatro, diretora teatral e figurinista. Como escritora, iniciou profissionalmente em 2009, participando de coletâneas sempre no gênero que mais a inspira: a Literatura Fantástica. Flerta com o terror, com a FC e seus subgêneros. É autora da série Lázarus, uma saga sobrenatural com 4 volumes sobre vampiros, publicada pela Giz Editorial. Também é autora dos livros As Crônicas de Kira, Fábulas ao Anoitecer e As Três Princesas Negras e outros contos dos Irmãos Grimm (Giz Editorial, 2012), e do romance Pérola – O ano do Dragão, em parceria com Rosana Rios, pela Callis Editorial. E além de ter participado de mais de 30 coletâneas como coautora e organizadora.
E assim ela leva sua vida, entre tramas e mistérios, romances e lendas, amigos e inimigos que saltam de sua imaginação e falam sobre seus medos, seus desejos e suas aspirações.
Contatos com a autora: missgette@yahoo.com.br
Redes sociais: facebook.com/ georgettesilen.silen
Twitter: @georgettesilen


9 comentários:

  1. O livro não me interessou muito por não fazer meu estilo de leitura, entretando gostei da resenha e o livro tem, e fato, muitos pontos positivos!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, que capa é essa??? Estou babando por ela! E essa sua resenha me deixou com água na boca, ou melhor, sangue! kkk Esse livro deve ser incrível, amo mistério, mitologia e história, vou me jogar nessa obra prima! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse livro. Gosto muito de livros sobrenaturais, principalmente com vampiros. A capa é muito linda. Eu quero ler com certeza.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, achei super interessante esse livro. Um livro nacional que mistura romance, suspense e ainda tem mitologia!? E vampiros?? Nossa, fiquei super interessada.

    Parabéns pela resenha!!! Muito boa!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A resenha me chamou muito a atenção...Sua animação transborda da resenha e deixa a gente animada pra realizar a leitura!!
    Adoro livros que falam sobre seres sobrenaturais!!
    Entrou para minha lista de desejados.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  6. Achei o livro muito bonito e parece que iria gostar.
    Sinceramente babei na capa.

    ResponderExcluir
  7. Amei a capa e amei a resenha. Me deu muita vontade de conhecer o livro. Parece que a autora realmente sabe escrever!! Será uma das minhas próximas leituras, com certeza!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  8. Que linda a capa deste livro...adorei, chama bastante atenção. O livro parece ser enorme mas a narrativa da autora parece prender bem o leitor. Gostei muito do enredo, parece ter sido tudo muito bem construído e me deixou curiosa! Muito bom saber que além do romance fofo, temos uma trama interessante. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Hmm apesar de eu andar meio que fugindo de estórias sobre vampiros confesso que fiquei bem curiosa com o enredo deste livro.
    Acho que mais pelo fato de ser um livro mais maduro, com uma protagonista adulta e não um drama adolescente. Fiquei curiosa também com o trabalho de pesquisa da autora, que deve ter sido intenso e bem retratado nas páginas.

    ResponderExcluir

Adptação e personalização por QueenG Design

Tema Base por Butlariz