05 junho 2014

Resenha: O enigma das Estrelas - Clube dos Mistérios - F.T. Farah

Autor: F.T. Farah
Ilustrador: Samuel Casal.
Editora: Geração editorial.
Selo : Geração Jovem.
ISBN: 9788581301747
Ano: 2014
Páginas: 160

Sinopse:
Uma aventura eletrizante, um enigma perturbador Antes de ser queimado em praça pública, um padre amaldiçoa Morro do Ferro. Pouco depois, luzes misteriosas começam a perseguir seus moradores. O vilarejo mineiro, cercado por erosões sinistras, é o destino das férias de julho de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho.No primeiro volume da saga Clube dos Mistérios, a turma é encorajada a acampar no topo do Morro dos Anjos. Uma experiência do outro mundo marcará suas vidas. Para sempre.Prepare-se para desvendar o enigma das estrelas. Mas tome cuidado. Alguém pode estar observando seus passos...

Resenha:

Quando iniciamos a leitura de "O enigma das estrelas" somos introduzidos no cotidiano de cinco adolescentes, Vicentinho, Alfredo, Jonas, Carola e Carmem. Todos estão se preparando para passar as ferias de verão em Morro do Ferro, uma cidade do interior de Minas Gerais. Mas Morro do Ferro não é uma cidadezinha de interior qualquer,  e sim a cidade conhecida pelos casos de aparições de ovnis e por suas lendas, não há um cidadão em Morro do Ferro que não jure ter presenciado algum acontecimento sobrenatural, seja luzes brilhantes no céu a noite ou animais mortos no pasto. Há alguns que afirmam até ter sido abduzido por extraterrestres.
Reza a lenda, que a cidade foi amaldiçoada por um padre, que após se envolver com uma mulher, foi acusado de ter um pacto com o diabo, amarrado e morto em uma arvore no meio da praça, e em seus momentos finais amaldiçoou a cidade e seus habitantes. Foi desde então, que luzes estranhas e bolas de fogo começaram a cruzar o céu de Morro do Ferro.
(...)Um padre se apaixonou por uma mulher. Certo dia, o sacristão pegou os dois atrás do altar. Pelados. Revoltado, ele saiu da igreja aos berros(...)(...)Muitas pessoas se mudaram daqui e as que ficaram diziam que os demônios vieram se vingar da morte do padre(...)
Mas a viajem não é do agrado de todos, não. Alfredo foi para Morro do Ferro obrigado pelos pais e não consegue parar de pensar em sua paquera na escola, e que vai passar o verão todo sem ver. Vicentinho e Carmem são os mais jovem no grupo, e apesar de relutantes em abandonar suas amadas "tecnologias", seguem viajem com os pais. Jonas e Carola estão empolgadíssimos com o reencontro, já que ambos pretendem passar um tempo juntos, e quem sabe, engatar um namoro que ficou pendente desde as ferias do outro ano.Mas Jonas também esta empolgado com as lendas do lugar e em como pode assustar seus amigos usando-as.
Logo os cinco embarcam uma aventura. Incentivados por Jonas e seu pai, a turma segue para um acampamento de três dias em uma das matas de Morro do Ferro onde nem sinal de celular se consegue. Assim que seus pais não estão mais por perto, o grupo monta as barracas e começa com as historias de terror ao redor da fogueira.Quando a noite chega e a tensão toma conta, dormir é quase impossível. Mas o mais impressionante acontece ao amanhecer, quando ninguém consegue encontrar Jonas e a barraca continua fechado pelo lado de dentro.


Olha, eu realmente nem tenho o que falar sobre esse livro, é simplesmente fantástico. Se você procura uma leitura rápida é leve, pode confiar , pegue e "O enigma das estrelas".
Sim, é um livro infanto juvenil, mas é extremamente bem escrito e desenvolvido que com certeza vai agradar a todos os gostos.
Este é o primeiro livro de uma serie de cinco volumes, então não conhecemos realmente afundo nenhum dos personagens, e muito pontos ficam soltos de gancho para a continuação que vira, que se continuar no mesmo estilo, vai ser viciante também.
Uma coisa fantástica neste livro é a diagramação, ele é todo ilustrado e o autor também vai acrescentando notas durante a trama, seja alguma informação sobre alienígenas, ou explicando algo citado no capitulo, é  realmente muito interessante, e desenvolve uma intimidade maior entre o leitor e o tema.

Outra coisa que afirmo com toda a certeza, o autor tem um bom gosto musical, já que Raulzito está incluído na trama, e não somente com suas musicas, ele é um dos grandes mistérios de Morro do Ferro.
"- Você não conhece a musica de Raul Seixas?-Não ouço isso, não. Não é da minha época.-Também não lê livros que não são da sua época? Por isso eu digo que essa juventude ta perdida - retrucou Bento, servindo-lhe uma xícara de chá."
Enfim, a única coisa que poso garantir é que o leitor não vai se arrepender, vai agradar aos pré adolescentes que curtem um sci-fi, mas também satisfaz os leitores adultos que procuram uma leitura leve e despretensiosa, vai te deixar intrigado e garantir umas boas gargalhadas junto com essa turminha.
O livro é uma obra linda, uma diagramação perfeita, cheia de ilustrações, revisão impecável e uma capa que condiz exatamente com o tema misterioso. Pode ler,eu garanto! hahaha

"Dizem que observam pessoas que simplesmente se interessam pelo assunto...Enquanto lia este livro,não notou nenhuma presença suspeita seguindo seus passos??"


Sobre o autor:




Formado em jornalismo, o paulistano F.T.Farah é autor de crônicas, livros infanto juvenis e para adultos, aclamado pela critica.Há vários anos seguia rastros de deuses-serpente. Até receber a visita de um Homem de Preto...
O Enigma das Estrelas é o primeiro livro da serie Clube dos mistérios, composta por cinco volumes.

8 comentários:

  1. Essa foi a resenha mais instigante que li de O enigma das estrelas e confesso que essa sim conseguiu me deixar morrendo de vontade de ler o livro... rsrs
    Realmente parece ser uma aventura fantástica deliciosa de ler. Fiquei bem curiosa.

    Bjok

    ResponderExcluir
  2. Hy,

    Já li uma resenha desse livro e fiquei encantada a parti da capa, gosto desses assuntos de alíenigenas, ela é bem curtinho só tem 160 páginas parece uma leitura bem rápida, e gostosa de se ler, dar um medinho só de saber como tudo aconteceu, leituras fantasticas são um prato cheio pra mim, e vi do gosto musical dos personagens, me apaixonei por isso.

    Mayla

    ResponderExcluir
  3. cara eu quero e não quero ler esse livro, mas acho que vai valer a pena dar uma conferida porque todo mundo fala tão bem :)
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Não me interessei por ele, a sinopse não me atraiu muito. Não curto livros que citam algo sobre extraterrestres, talvez com esse eu esteja enganada.

    ResponderExcluir
  5. Estou com vontade de ler esse livro. Sua resenha me instigou mais ainda. Adoro livros infanto-juvenil e esse parece ser uma aventura e tanto.

    ResponderExcluir
  6. A resenha me deixou com ainda mais vontade de ler esse livro. Parece ser uma história super interessante, cheia de mistérios e aventuras. Adoro livros infanto juvenis, ainda mais quando são tão bem escritos. Vou conferir com certeza!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Amo infanto-juvenil, na verdade acabei de ler dois livros nesse estilo e é revigorante! O prólogo desse livro me lembrou um pouco uma das lendas da minha cidade (que é mais do que do interior kkk) e me deixou ainda mais curiosa para lê-lo. Não é a primeira resenha que leio sobre ele, mas é a que mais o elogia. Amo livros com ilustrações e o enredo dele parece delicioso, tem poucas páginas, então é uma daquelas leituras que você engole que nem percebe! kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ganhei esse livro (mega feliz) pois era um dos meus desejados.
    Ele traz uma temática que eu gosto bastante e uma história bem envolvente.
    Realmente uma ótima obra.

    ResponderExcluir

Adptação e personalização por QueenG Design

Tema Base por Butlariz