Conhecendo o Autor - L.L. Alves

05 fevereiro 2015


Oi gente!!!
Nossa, fazia tempo que eu não postava essa coluna... enfim, nada melhor do que voltar com uma das autoras nacionais mais legal, simpática e atenciosa neh? rsrsrsrrs
Os links marcados em vermelho são as resenhas dos livros que já fiz aqui no blog, não deixem de conferir ta?
Sem mais delongas, conheçam L.L. Alves!!!!



Livros de Elite: Sabemos que J.K. Rowling e sua obra Harry Potter foi a inspiração para você escrever IJP (Instituição para Jovens Prodígios), conte-nos um pouco sobre como surgiu a ideia de criar a série:

L.L. Alves: Isso mesmo! Assim como a J. K. me inspirou a ser escritora, Harry Potter me ensinou a gostar de ler. A ideia original de IJP surgiu de um sonho que hoje tem pouco sentido com o enredo atual. Mas no dia seguinte ao sonho, eu percebi que poderia me utilizar dele e se soubesse trabalhar bem ficaria interessante. Então começou o processo que demorou quase um ano para ser concluído: comecei a criar os personagens, a pensar nos acontecimentos centrais, a imaginar os “por quês”, “onde”, “quando” até me sentir segura para escrever. Depois foi fácil... Era só sobrar tempo que eu escrevia até de madrugada; afinal, estava o tempo todo pensando na Instituição. Foi um processo muito gostoso e satisfatório.


Livros de Elite: Mudanças foi uma surpresa para mim e tenho certeza que os demais leitores que leram também ficaram surpresos com os dramas vividos pela protagonista. Como foi para você reviver a adolescência e relatar as aventuras de Verônica? 

L.L. Alves: Olha, eu percebi que eu era um porre quando adolescente! (risos) Na verdade, tive a oportunidade de relembrar que ser adolescente não é nem um pouco fácil. É muito drama, muitos aprendizados, muito choro e muitas mudanças, claro. Então ao reler, ao modificar e melhorar a história que escrevi aos 13 anos, eu me emocionei novamente. A história é leve, mas é tão real e palpável que todos se identificam com os personagens em algum momento da história.


Livros de Elite: Como você se sente em relação ao retorno que os leitores deram sobre seus livros?

L.L. Alves: Serve “muito muito muito muito muito feliz”? =D Cada retorno dos leitores me ensina uma coisa nova e eu aprendo a cada dia a lidar com esse feedback. Depois de 4 anos levando o trabalho de escritora a serio, eu posso dizer que estou realizada e muito feliz. Meus leitores são os melhores do universo e cada comentário, cada “grito” de raiva, frustração, felicidade ou choque deles é como uma dádiva para mim. Não poderia desejar nada mais.


Livros de Elite: Já li todos os seus contos, exceto Running. Conte-nos como foi o processo de criação de cada um?

L.L. Alves: Cada conto, ou melhor, cada texto que escrevo, é um processo diferente de escrita. Dos contos já publicados, há três disponíveis na Amazon e um no Wattpad. “Desejo” foi o primeiro conto que escrevi, então eu tinha a necessidade de terminá-lo, apesar de no começo não saber como. Do nada, a ideia surgiu na minha mente e eu comecei a escrever, sem parar, e a partir daí vi que não era tão difícil quanto achei no começo. Já “Meu Nome é Marcelo” eu desenvolvi baseado em uma conversa entre um rapaz e uma garota no ônibus, e é claro que adicionei o elemento sobrenatural posteriormente. “Running” é um conto bem curto, escrito em inglês, e escrevi-o mais na necessidade de me expressar em inglês e de usar metáforas e comparações para deixar a compreensão aberta ao leitor. “Entrelaçados”, o conto disponível no Wattpad, escrevi para um amigo e foi quase da mesma forma que fiz com Desejo. A história foi saindo, com rapidez, sem eu compreender com certeza o que estava criando até chegar ao fim. Ou seja, cada conto aparece no momento certo e o processo é um pouco diferente, mas sempre surge a necessidade de “tirar” essa história de mim e de contá-la ao resto do mundo.


Livros de Elite: "Desejo" foi um dos contos que mais gostei e me identifiquei. Tive o prazer de ler a obra "As Grandes Aventuras de Daniela" (ainda não publicado), que narra um pouco mais sobre a vida de Daniella Fagundes. Queria saber se você já passou por alguma das situações engraçadas que Daniela passou e se você tem a boca suja como ela! (kkkkk)

L.L. Alves: Então, a boca suja eu tenho! (risos) Meus amigos mais próximos sabem que em momentos de stress, eu sou totalmente a Daniella Fagundes. Agora em relação às situações engraçadas, não passei por nenhuma. Ainda não, pelo menos (mais risos). Como explico nos agradecimentos desse livro tão querido e ainda não publicado, os fatos foram baseados em contos narrados por uma amiga. Como ela me deixou utilizar suas loucuras em um livro, eu tirei a protagonista Dani do conto “Desejo” e desenvolvi melhor sua história.


Livros de Elite: Dentre todos os seus personagens, com qual você se identifica mais? 

L.L. Alves: Eu me identifico com todos eles, principalmente as protagonistas. Como até o momento eu criei apenas protagonistas femininas, existem muitos pedaços de “Luene” em cada uma. No entanto, a Lara Müller (IJP) ainda é a personagem com qual me identifico mais, apesar da Daniella Fagundes (AGAD) também mexer com meu psicológico. Aprendi muito com todos eles e ainda aprendo (pode parecer loucura, mas acontece! rs).


Livros de Elite: Ser autor no Brasil não é fácil. Sei que às vezes bate aquela depressão e desespero por não ver seus livros vendidos. Quando isso acontece, o que a mantém com a esperança acessa?

L.L. Alves: Minha família, amigos, leitores, parceiros literários (você, por exemplo), que sempre me apoiam e me dão suporte para não cair no buraco. Já tive momentos muito difíceis, inclusive de indício de depressão, e em todos os momentos eu tive o apoio incondicional de todos que se importam comigo e que amam minhas histórias. Sempre que algum leitor vem falar comigo dizendo que adorou tal história, ou perguntando quando vou publicar o próximo, ou mesmo quando vem conversar sobre a Lara, a Verônica ou a Dani, é aí que eu busco a esperança de volta. Não há nada mais gratificante para o escritor do que ver que suas histórias marcaram e ainda marcam a vida dos leitores. É mágico.


Livros de Elite: Qual é seu sonho literário?

L.L. Alves: Honestamente, não sei mais. Preciso me manter com os pés firmes no chão, continuar lutando e correndo atrás e não me sentir pressionada pelos meus sonhos. Como pretendo ser escritora pelo resto da vida, é claro que o sonho de ter leitores por todo o Brasil é o que vence e o que mais desejo. No entanto, no momento quero apenas desfrutar o que já conquistei.


Livros de Elite: Autor também gosta de ler neh? Quais livros são seus preferidos? 

L.L. Alves: Claro! Senão gostar de ler, é melhor desistir da carreira rs Bom, tem Harry Potter pelos motivos óbvios, As Crônicas de Nárnia, O Poder dos Cinco, também adoro os livros da Cassandra Clare, Neil Gaiman, Cornelia Funke... Sou fã incondicional de fantasia, então eles sempre serão meus favoritos.


Livros de Elite: Fale um pouco sobre você:

L.L. Alves: Sou potterhead, devoradora de livros, fanática por séries de TV, comecei a escrever aos 13 anos de idade, tenho mais de dez livros escritos e vários contos, gosto de escrever romance, fantasia, sobrenatural, chick-lit (de tudo um pouco!) e sou uma eterna sonhadora.



HAA!!!! Lu, muito obrigada pela disposição de responder as perguntas de sua parceira e fã! Adorei conhecer um pouco mais sobre você! Sucesso vio!


Quer comprar os livros da Luene? Segue os links abaixo:



Contos gratuitos no Wattpad



É isso gente! Gostaram? Não esqueçam de comentar ta?
Bjo bjo^^


5 comentários:

  1. Caraca, Ana Paula!! O post ficou lindo demais!!!! *---* <3 Obrigada pelo carinho, pela atenção e por ser essa parceira tão maravilhosa! Sou muito sortuda por poder ter teu apoio nessa jornada tão difícil da escrita.

    A propósito, adorei responder as perguntas! Super originais ;) Espero que o pessoal goste das minhas respostas!

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana.
    Adorei o poste e adorei saber mais do processo de escrita da Luene, apesar de já conhecer bastante sobre ela.
    Realmente ela é uma das autoras mais simpáticas e também mais talentosas dessa nova leva de autores nacionais. Certamente, desejo todo sucesso a ela.

    E a promoção dos livros hoje está imperdível!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana...
    Ainda não conhecia essa série, e nem o autor.
    Impressionante como boa parte dos leitores começou o gosto pela leitura, lendo Harry Potter. E eu nunca nem li a série..rs
    Não deve ser fácil ver quando os livros não vendem. Mesmo assim, tem muitas pessoas que apoiam os autores nacionais.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nao conhecia essa autora, obrigada pela oportunidade que o seu blog da pra nós, leitores de conhecer autores nacionais da atualidade e ,ah gostei bastante da entrevista. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Oi! ^^
    Adorei a entrevista!
    Já sou parceira da Luene faz um tempinho, mas tem sempre um detalhe que a gente não sabe e fica conhecendo durante uma entrevista assim. :D
    Ela é uma autora que eu adoro e super recomendo!!

    Beijussss;
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir