05 fevereiro 2015

Resenha: As Crônicas de Spiderwick - Holly Black e Tony DiTerlizzi.



Autor: Holly Black e Tony DiTerlizzi
Ano: 2004
Editora: Rocco
Tradutor: Ricardo Lísias
Fadas, duendes, gnomos e seres fantásticos, podem estar do seu lado agora mesmo, então fique alerta! Há muito mais nesse mundo do que os olhos podem ver. Para divulgar essa informação, os irmãos Grace pediram que Holly Black e Tony DiTerlizzi transformassem a sua história em uma série de cinco livros. Tudo começa com a mudança para a casa na propriedade de Spiderwick. Desde então, a vida de Jared, Simon e Mallory Grace não tem sido fácil. O pai não mora mais com eles, Jared tem vivido confusões na escola e fatos assustadores estão ocorrendo. Jared decide explorar a velha casa. Logo descobre uma biblioteca secreta e um grande tesouro - O Guia de Campo de Artur Spiderwick para o mundo fantástico. O livro é um guia para aprender a lidar com os seres fantásticos, contém todas as informações sobre a vida, a aparência e hábitos dessas perigosas criaturas. A partir desse momento, a vida das crianças, toma um rumo inesperado e elas vivem aventuras emocionantes em um mundo paralelo, atiçando a ira de goblins, gnomos e duendes.


No livro anterior, as crianças começavam a se dar conta do verdadeiro potencial do Guia de Campo, de Arthur Spiderwick. A adaptação deles ao novo estilo de vida na velha casa também estava bem no início. Os acontecimentos estranhos pareciam ter cessado. As coisas andavam calmas até que Simon sai à procura de sua gata e é seqüestrado por goblins invisíveis. Jared é testemunha do que acontece com seu irmão, mas ainda não sabe direito como agir. Para salvar o menino e ajudar os irmãos Grace, só mesmo a pedra da Visão, que permite enxergar todos os seres fantásticos. Agora, o que segue é uma inesquecível aventura. Jared e Mallory precisam salvar o irmão e ao mesmo tempo driblar todos os tipos de criaturas amedrontadoras. Eles também acabam fazendo estranhas alianças e conhecendo surpreendentes formas de vida.

Porque será que as criaturas fantásticas querem tanto recuperar o livro de Arthur Spiderwick? Mallory e os gêmeos, Jared e Simon decidem consultar a tia-avó Lucinda - e filha de Arthur - que vive há muito internada num hospício. Para espanto deles, ela está a par de tudo o que diz respeito ao Mundo Fantástico, ao que se passa na velha mansão e conta-lhes uma coisa espantosa acerca de Arthur. Lucinda sabe muito bem da existência do Guia Prático do Mundo Fantástico e é por isso que os adverte de que devem deixar imediatamente aquela casa, mas é tarde demais!


 Jared está vendo dois Simon ao mesmo tempo: enquanto um remexe a bolsa de Mallory, o outro está sentado ao lado da mãe. Para piorar a situação, eles ainda têm pela frente a arriscada missão de resgatar a irmã das garras de Korting, Mulgarath e de todos os outros seres fantásticos que exigem o Guia de Campo como recompensa. Qual será a verdadeira importância desse livro? Ninguém sabe. Aumenta o mistério, aumentam também as dificuldades. É super importante que eles cheguem a essa descoberta o quanto antes. Até porque o Guia não está mais com eles. O que, por enquanto, significa não ter uma resposta precisa para dar aos inimigos. É exatamente diante deste impasse que começa "A Árvore de Ferro", quarto e penúltimo episódio da aventura dos irmãos Grace em um universo de fadas, duendes, gnomos e outra série de seres fantásticos, que, aliás, podem estar do seu lado agorinha mesmo. Já pensou nisso? Afinal, há muito mais nesse mundo do que os olhos podem ver.

 Em "A Ira de Mulgarath", a missão das crianças é vencer o exército de goblins do maldoso Mulgarath, um ogro falso e cruel. As estranhas e nojentas criaturas de seu exército viraram a casa da família de cabeça para baixo e capturaram sua mãe. E o pior: Mulgarath roubou o livro mágico de Arthur Spiderwick e deseja tornar-se o mestre do mundo. Com a ajuda do gnomo Tibério, do desajeitado Gritalhão e outros seres encantados que povoam a história, conseguirão Jared, Simon e Mallory triunfar sobre as forças do mal e fazer com que o precioso guia de campo seja usado para o bem de todos?



Primeiro de tudo, essa é meu primeiro "resenhão", vou fazer um apanhado geral de todos os cinco livros da serie, já que cada um tem no máximo 130 paginas e com bastante ilustrações.Então não vejo necessidade de fazer uma resenha para cada, já que é pouca historia.

Segundo, já vamos deixar bem claro aqui no inicio: É UM LIVRO INFANTIL. Então, não espere que se possa analisar e julga-lo com a mesma severidade um livro de conteúdo adulto. Em todo caso, é um dos melhores livros que eu já li do gênero, sem sombra de divida, e olha que eu sou uma leitura voraz de livros infanto-juvenis.


Jared, Simon e Mallory são irmãos que acabam de passar pela péssima experiencia que é a separação dos pais. Os três são bastante unidos, apesar de grande parte do tempo passarem discutindo e implicando um com o outro.
Simon e Jared são gêmeos, e não tem nada em comum, a não ser a aparência. Simon é o tipo estudioso, adora um livro e é apaixonado por animais, seu quarto é praticamente um mini zoológico, com diversos bichos em aquários e gaiolas. Já Jared faz o tipo encrenqueiro e brigão, já foi expulso da escola e não perde a oportunidade de entrar em uma confusão.Mallory, a irmã mais velha, faz o tipo interessada e é também a atleta da família, praticante de esgrima.

 Quando os pais se separam todos ficam um pouco desnorteados, principalmente Jared, e quando sua mãe propõe a mudança para a propriedade dos Spiderwick eles não aceitam muito bem a noticia.


A mansão Spiderwick não passa de uma casa velha e caindo aos pedaços cedida pela tia da mãe da crianças para que eles possam morar, já que com a separação as finanças da família ficou um pouco restringida. Lucinda é a dona do local, uma senhora de idade avançada que está internada em um hospital psiquiátrico, pois jura ser alimentada e cuidada por fadas.

Quando os três finalmente se mudam para o local, que está localizado em meio ao bosque, diversas surpresas começam a aparecer. Primeiro eles encontram um comodo secreto na casa, uma especie de escritório escondido, com diversos livros de conteúdo estranho. É lá também que Jared encontra uma charada, uma especie de pista para buscar algo misterioso.
Curioso ele tenta desvendar a pista, que acaba o levando a um bau no sótão, onde encontra um Guia de Campo. O livro é o mais estranho possível, já que descreve e retrata diversas criaturas fantásticas, como Goblins, Fadas, Duendes, Elfos e Tragos.
 Depois que o livro é descoberto é que as coisas começam a ficar realmente estranhas, Mallory acorda com os cabelos amarrados a cabeceira da cama, a cozinha é destruída, colchões são despedaçados misteriosamente. E é também logo em seguida que eles conhecem Tibério.


Como eu falei lá em cima, são livros infantis,como vocês podem ver pelas ilustrações, mas muito bem escritos,  Holly e Tony criaram um mundo totalmente fantástico e intrigante, com diversos seres míticos. Achei ótimo a forma que eles usaram a magia como meio de superação para o acontecimento traumático. Separação dos pais é sempre um assunto bastante complicado para as crianças e foi tratado nestes livros de uma forma bem interessante.

O grande problema é que são todos os livros super curtinhos, terminei o quinto e fiquei desejando mais. Na verdade, eu já namorava esses livrinhos a bastante tempo, mas eles são da editora Rocco, capa dura e ilustrado, podem ter certeza que custam os olhos da cara. Mas,quem conhece a "submarino" sabe que ela é a melhor, comprei eles bem barato, por menos de 10$ cada um.


                                                                                                            As Cronicas de Spiderwick eu conheço a bastante tempo, mas não pelos livros. Em 2008 o livro foi adaptado para o cinema, e ganhou uma versão bastante fiel aos livros por sinal, dirigido por Mark Walters, produzido pela Nickelodeon Movies e distribuído pela Paramount Pictures.                                                                                                                                                                                    Quem deu vida aos gêmeos Jared e Simon foi o ator Freddie Highmore, no ar atualmente na serie "Bates Motel" como Norman Bates. Já Mallory foi interpretada pela atriz Sarah Bolger, a Aurora de Once Upon a Time. Para a produção do filme, como eu falei, foi condensado os cinco livro em um único filme, que arrecadou cerca de 162 milhões no mundo todo.
Sobre os autores:

Holly Black é uma escritora norte-americana que mora em West Long Beach, New Jersey. Ela ficou mundialmente famosa após escrever a série de livros As Crônicas de Spiderwick.
Holly Black é uma grande colecionadora de livros raros de folclore. Em seus primeiros anos de vida ela morou em uma mansão abandonada em estilo vitoriano com sua mãe, que contava a ela várias estórias de fantasmas e fadas.Seu primeiro livro, Tithe: A Modern Faerie Tale, foi muito bem recebido pela crítica e foi publicado no outono de 2002.
A escritora só viria a ficar famosa um pouco mais tarde, com o lançamento do livro As Crônicas de Spiderwick: O Guia de Campo, primeiro livro da série As Crônicas de Spiderwick.

Tony DiTerlizzi nasceu em Los Angeles, é desenhista e já fez vários trabalhos desenhando. Escreveu as Crônicas de Spiderwick com Holly Black e também foi o capista dos livros da serie. Ele também escreveu e ilustrou a trilogia Em Busca de WondLa.

6 comentários:

  1. Genteee, juro que eu não sabia que Holly Black que é a autora d'As Crônicas de Spiderwick, sou apaixonada pelo filme, agora pretendo ter esses livros porque eles são muito fofos.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá, Geeh.
    Eu adoro literatura infantil e juvenil, então adorei a premissa da obra.
    Achei legal essa problematização da separação, já que é algo bem comum hoje; além disso, fiquei curioso sobre essa tal charada.
    Vou colocar a série entre os meus desejados.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Oi Geeh...
    Eu gosto de alguns livros infantis, e com essas ilustrações então, deve ser uma delícia ler.
    Confesso que não conhecia as obras, mas gostei de sua descrição.
    Leria com certeza.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. No momento só assisti aos filme.Tenho vontade ler os livros mas ainda não tive a chance shausha :) Ótima resenha, um beijo :*

    teoremadossonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já assisti este filme há vários anos e sempre amei ele e a história. Mas pasme, eu não sabia que ele era adaptado de livros! Aposto que o livro é muito mais eletrizante, intrigante e relevador que o filme! Vou providenciar já para que eu possa ler! :)

    ResponderExcluir
  6. ja suspeitava que o filme tinha sido uma adaptaçao de um livro, afinal, tenho quase certeza que todos livros do genero fantasia sao, mas nao tinha a menor ideia que era um livro infantil, mas mesmo assim nao me tirou nem um pouco da vontade de le-lô.

    ResponderExcluir

Adptação e personalização por QueenG Design

Tema Base por Butlariz