09 março 2015

Resenha: Geek Love - O manual do Amor Nerd - Eric Smith

Edição: 1
Editora: Gente
Autor: Eric Smith
Titulo original: The Geek’s guide to dating
ISBN: 9788573129557
Ano: 2014
Páginas: 208
Tradutor: Flávia Yacubian

Sinopse:
Eric Smith sabe mais do que ninguém que existem prazeres imensos na vida geek. Amigos incríveis, conversas até de madrugada sobre realidades alternativas ou até mesmo o simples prazer de ler aquele lançamento de quadrinhos. No entanto, chega um momento na vida de todo nerd em que o amor bate à porta e daí vem a hora de jogar o xadrez tridimensional que é o mundo dos solteiros.
Não se desespere, jovem Padawan! Deixe Smith guiá-lo por esse caminho e descubra que amar é muito mais do que flores e bombons. Afinal, nada é normal na vida do nerd, e o amor não é senão o mais extraordinário dos fenômenos humanos.
Resenha:
“Player 1, eu não quero mentir para você. Especialmente logo no começo do livro, e também não quero no meio, nem no fim. Isso aqui não é Portal, e eu não vou provocar você com promessas de bolo.”

Aviso: Se você é noob não vai entender metade das referencias usadas neste livro.
Na verdade, até eu, que me considerava uma Geek de corpo e alma acabei meia perdida nas referencias usadas pelo autor.

Geek Love, escrito pelo autor Eric Smith e é uma espécie de manual nerd para o namoro, desde dicas de como sair da frente do vídeo game e enfrentar a vida a vida real, até como conseguir o primeiro encontro com a “Player 2". O livro também da dicas de como se vestir, agir e até mesmo iniciar uma conversa.

Este é o livro ideal pra aqueles nerds caseiros, que não arredam o pé do sofá e da frente do TV ou do PC por nada, nem mesmo para correr atrás daquela menina que esta afim a bastante tempo.Mas, vive reclamando que esta solteiro. E apesar de ser escrito de menino para menino, também tem dicas valiosas para as nerds do grupo feminino que também estão passando por essa mesma situação.

Durante todo o desenvolvimento do livro vamos ver citações e menções sobre cultura pop, e sobre o universo Geek e Nerd, incluindo grande parte dos filmes e games mais falados, do momento e principalmente das antigas. Em meio a essas menções o autor cometeu algumas gafes graves, como falar mal da serie de livros Crepúsculo, se referindo a ela como trilogia, como se já não fosse ruim o bastante falar mal de outro autor,e dando spoiler de Harry Potter falando que Harry é filho de Voldemort. A coisa foi tão descabida que eu estou até agora tentando entender se ele falou serio ou é algum tipo de piada de mal gosto. Enfim...
“Pense em ódio épico instigado nos nerds quando alguém solta o fim de algo, tipo, Harry Potter(Spoiler: ele é filho de Voldemort!).”
Não existe muito o que falar sobre o livro, que tem só 208 paginas é um de tamanho pequeno.
 Ele é um livro de auto ajuda para os nerds, literalmente e em todos os sentidos de um relacionamento.
Admito que não sou muito adepta a livro deste gênero, e muito menos de não ficção, mas este me pegou principalmente pela capa e a diagramação, que é muito bonita, bastante ilustrada e super bem feita. O trabalho da editora foi magnífico, em todos os quesitos, incluindo a revisão.

Apesar de tudo, eu poderia ter curtido um pouco mais a leitura se Eric Smith tivesse usado menos termos “geeks” ou os explicados, já que nem todos os leitores são adeptos a todos os “tipos de nerdice”, então acaba  nos deixando perdidos em diversos pontos, imagina os coitados dos noobs, que não entendem nada desse universo.

Em geral, Geek Love é uma leitura super agradável e fácil, o autor tem uma escrita bem fluida, inteligente e divertida. É um livro para ser ler em um dia, eu por exemplo, o devorei

Sobre o autor:


Eric Smith é cofundador da Geekadelphia, um blog popular na Filadélfia que aborda todo o universo Nerd. Em 2011, participou da criação do The Philadelphia Geek Awards com Tim Quirino e a Academia de Ciências Naturais.
Eric é bacharel em inglês pela Universidade de Kean e mestre em inglês pela Universidade Arcadia, duas escolas que ele adora. Nativo de Nova Jersey, atualmente ele vive na Filadélfia.

6 comentários:

  1. Olá, Geeh.
    Como um nerd, pretendo ler o livro, apesar de não ter problemas com relacionamentos. Imagino que não ficarei perdido nas referências, mas nunca se sabe. A verdade é que existem vários tipos de nerdice e nem todos dominam todas, nem eu. E nisso realmente pode existir referências que fiquemos boiando.
    Excelente resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Oi Geeh..
    Eu não tenho muita vontade de ler este livro, apesar de a capa ser fofa.
    Acho legal a ideia do livro, mas não sei se leria.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler esse livro, acho que deve ser bem divertido.
    Também não sou fã do gênero de auto ajuda, mas deve ser bem legal quando você consegue entender alguma das referências citadas :p

    ResponderExcluir
  4. que legal, gostei do livro, esse livro é a cara de uma pessoa que eu conheço, ela vai adorar esse livro, tenho certeza.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Geeh!
    Acho que não curtiria esse livro… Assim como você, me considero um pouco geek. Mas não gosto de nenhum estereótipo. Sou geek, mas às vezes sou noob. Depende da ocasião – e do assunto em questão. Considerar que "todo geek gosta de Star Wars", por exemplo, é perigoso para mim. Penso que todo geek é, simplesmente, aquele tipo de pessoa que aprecia conhecer as coisas. Mas, como qualquer ser humano normal, não se interessa por tudo – e nem consegue saber tudo.
    Enfim, flor, apesar da diagramação ser linda – como você citou –, não acho que lerei esse livro.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi! Não sou muito fã desse gênero e nem entendo sobre geek, mas a capa está fofa demais. Sei que me perderia em todo o livro, não entenderia metade dele, então esse é mais um motivo para não ler. Acho que foi uma piada de mal gosto, acho que não foi legal ter falado mal de um livro e nem dado spoiler.

    ResponderExcluir

Adptação e personalização por QueenG Design

Tema Base por Butlariz