4


Resenha: O Colecionador de Lágrimas - Holocauto Nunca Mais - Augusto Cury

Desafio: I Dare You - Livro de Agosto: Polêmico



Edição: 1
Editora: Planeta do Brasil
ISBN: 9788576658085
Ano: 2012
Páginas: 376

Adicione no Skoob
Compre AQUI - R$ 21,80
Sinopse: Um professor especialista em nazismo e II Guerra Mundial, começa a ter insônia e pesadelos, como se estive vivendo as atrocidades do Nazismo. A partir disso o passado passa a ser vivo para ele. Em um ponto de desatino, sobe na mesa da sala de aula e diz que os alunos são parceiros de Hitler. Sua intenção é, na verdade, provocar a sensibilidade e a curiosidade de seus alunos. Bem quisto por alguns, mas muito criticado e até processado por outros, ele é banido da universidade. Mas fica famoso recebendo diversos convites para conferências enquanto se esconde de um estranho complô nazista que tenta a todo custo assassiná-lo. Seu reconhecimento como grande historiador faz com que receba um convite de cientistas alemães, que pesquisam uma máquina complexa, financiada pelas forças armadas e que usa a teoria da relatividade e da quântica para conseguir viajar no tempo.
Mas por que ele? O convite então se torna claro: tudo o que os alemães querem é alguém com competência suficiente para voltar no tempo, matar Hitler e mudar a história. Apesar de eliminar todo o mal causado por Hitler, conseguiria ele chegar à infância do ditador e assassiná-lo. Faria ele esta atrocidade?

Resenha:

Acho que tenho este livro ha uns dois anos. Mas nunca senti aquela vontade de lê-lo, até hoje. O motivo disso, é o desafio que estou participando, dentre todos os livros que tenho, este é o mais polêmico de todos, pois fala sobre a personalidade de Adolf Hitler - o homem que, com apenas palavras, conseguiu destruir um país e matar milhares de pessoas.


O Colecionador de Lágrimas, é um livro de fantasia histórica. Nada do que o autor escreveu sobre Hitler é inventado. Todos os dados relevantes estão devidamente marcados e a fonte de pesquisa destacada no final do livro. A parte de fantasia, gira em torno do protagonista principal - Julio Verne.
"- Que espécie é essa que elimina seus iguais como se fossem subumanos ou monstros? A meta de Adolf Hitler era o genocídio, varrer a raça judia, das crianças aos adultos, da Europa e, se possível, da face da Terra. Para Hitler e seus discípulos, não apenas os judeus, mas também os eslavos, ciganos, homossexuais, não eram seres humanos complexos e completos."
Julio é um professor especialista em nazismo e Segunda Guerra mundial. Um homem inteligente, culto, que conhece seus limites e disposições. Seu intuito é abrir a mente dos seus jovens alunos, mas vê seu mundo começar a ruir quando seus pesadelos ganham realidade, literalmente. Julio passa a sonhar com a época de Hitler, e os personagens que ele encontra no sonho, o perseguem na vida real, desequilibrando seu auto controle e sua personalidade. Além de encontrar pessoas que supostamente, conheceu naquela época, Julio recebe cartas com sua assinatura e tentativas de assassinato. O que ele não entende, é o porque de tudo isso estar acontecendo com ele, e juntos, vamos embarcar em uma aventura cheia de segredos e descobertas incríveis e inusitadas.


O livro é rico em detalhes sobre a Segunda Guerra Mundial e sobre o Terceiro Reich - Hitler ganha uma versão completa, Augusto Cury abre as portas do consciente do homem mais odiado do mundo e nos mostra como sua personalidade e caráter foram construídos. A leitura se torna atraente, pois ao mesmo tempo em que Julio Verne dá suas aulas para seus alunos, também temos uma aula a parte - conhecendo e desbravando todos os pormenores do ditador alemão.
"Adolf Hitler queria inscrever seu nome no concerto das nações e gravar com chamas seu nome na história. O homem que teve a ambição de Alexandre, o Grande, a habilidade de discursar de Júlio Cesar e a sede de poder de Napoleão Bonaparte desconhecia que a vida humana, por mais longa que seja, é como a brisa que sorrateiramente aparece e logo se dissipa aos primeiros raios solares do tempo."
A narrativa é em terceira pessoa, e confesso que não me agradou. O autor usou muitas palavras complexas, o que tornou a leitura um pouco demorada. A capa é muito chamativa. A diagramação é simples, mas bem feita, não encontrei erros de revisão.
Este é o quarto livro do autor que leio, e todos, sem exceção, são muito bem escritos. O final deste livro me deixou desgostosa, pois não é um volume único, termina com um gancho enorme para o segundo volume - Em Busca do Sentido da Vida. Mesmo com alguns pontos negativos palatáveis, quero sim ler a continuação e descobrir o que o futuro (ou passado) reserva para Julio Verne.
Recomendo este volume para todos que tem curiosidade de conhecer um pouco mais sobre Hitler e como, um homem estrangeiro, inculto e rude, conseguiu apenas com palavras, levar o povo alemão ao Holocausto.



Avaliação:


Sobre o autor:



Psiquiatra, cientista, escritor e fundador da Academia de Inteligência, um instituto que promove o treinamento de psicólogos, educadores e profissionais de recursos humanos.

É autor da Inteligência Multifocal-1998 (Editora Cultrix), Treinando a Emoção para Ser Feliz-2001, A Pior Prisão do Mundo-2000 (renomeado para Superando o Cárcere da Emoção) e dos livros da coleção Análise da Inteligência de Cristo (O Mestre dos Mestres-1999, O Mestre da Sensibilidade-2000, O Mestre da Vida-2001 e O Mestre do Amor-2002), Você é Insubstituível-2002, Revolucione sua Qualidade de Vida-2002, Escola da Vida-Harry Potter no Mundo Real-2002, Pais Brilhantes e Professores Fascinantes-2003 e outros.






4 comentários:

  1. a capa é mesmo muito bonita! ja vou anotar o nome aqui, tenho mt curiosidade sobre a historia e esse parece ser um bom livro para le sobre, mesmo com alguns pontos negativos

    ResponderExcluir
  2. Apesar de adorar ler sobre a Segunda Guerra e Hitler, esse livro não me chama muito a atenção, Ana. Já li alguns livros do autor e nenhum me agradou completamente. Talvez esse até me surpreenda... Mas confesso que ele está bem longe da minha meta de leitura.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  3. Ana!
    Gosto dos livros ambientados nas guerras e saber o que se passa pela cabeça de Hitler é sempre bom podermos aprender sobre os absurdos das atrocidades de Hitler.
    E gostei de ver que o autor está diversificando seu estilo.
    “A dúvida é o principio da sabedoria.”(Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana,
    Eu gostei da capa do livro e a sinopse dele é bem interessante. Após ler sua resenha vou colocar ele na minha lista de desejados. Quero conhecer esta história melhor.

    Bjão

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Arquivo

© Livros de Elite - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Andréa Bistafa.
http://i.imgur.com/wVdPkwY.png