19 novembro 2015

(Novembro Nacional) Resenha: Insight - Gabriela Cardial

Edição: 1
Editora: Ler Editorial
Autor:  Gabriela Cardial
ISBN: 9788568925072
Ano: 2015
Páginas: 212
• Adicione ao Skoob.

Sinopse:
Na cidade de São Francisco, Alicia McCardi era só mais uma entre milhares. Levava uma vida pacata, tinha o emprego dos sonhos, uma cadelinha que era seu tesouro e duas melhores amigas que sempre estavam ao seu lado. O que mais ela poderia querer?
Até Caleb Reynolds aparecer, nada.
Imagine o homem dos seus sonhos. Uma mistura de todos os mocinhos por quem nos apaixonamos nos filmes e livros de romance. Imaginou? Pois é, ele supera todos.
Quando este homem despreocupado e sedutor começa a trabalhar para ela, tudo vira de cabeça para baixo. Lish não tem mais certeza de nada, nem dos limites entre o certo e o errado, ou do que é melhor para ela. A única coisa em que consegue pensar é em como seria bom se render a ele.
Mas o que fazer quando um segredo que ele preferia manter enterrado volta a assombrá-lo e os distancia?
Será que ela deve seguir seu lado racional e não mais procurá-lo? Ou pensar em seu próprio passado e perceber que todos merecem uma segunda chance?

Resenha:

"Insight" relata a historia de Alicia McCardi, uma garota de vinte e poucos anos, uma brasileira vivendo na cidade de São Francisco nos Estados Unidos. Ela vive na cidade que sempre sonhou e tem o emprego dos sonhos: Ela possui uma editora. Além de ser tradutora e também escritora.
Alicia é uma mulher realizada em todos os sentidos e tem a vida perfeita que sempre sonhou.
Mas em uma segunda feira, que deveria ser como uma outra qualquer, ela se depara com um maravilhoso e gentil rapaz no elevador do prédio da Editora Insight.  Logo de cara  Lish fica encantada com o homem, mas uma desagradável surpresa se revela: o galante rapaz do elevador é o novo estagiário de editora, e o aprendiz de Alicia.
Mas como manter o profissionalismo quando o pecado em forma de homem trabalha na sala ao lado e é sua responsabilidade profissional?
"O que você quer? - perguntei um pouco grossa demais.”- Você - murmurou - Eu quero você.”
Então gente, não tem muito que eu possa falar para vocês, pois o livro tem só 200 paginas, se eu me aprofundar muito, vou acabar dando spoilers e estragando a surpresa de vocês. Sendo assim, vou ter que me conter.
"Insight" na verdade não tem muito a acrescentar, é um livro simples e bastante clichê. A trama se desenvolve em torno de Alicia e Caleb, e ele é o estagiário na empresa dela, e é esse pequeno detalhe que mais de agradou, e é o fato mais original da trama, afinal estamos acostumados com o inverso, o homem bem sucedido que acaba se interessando pela estagiaria/secretaria.

A personagem feminina é bem construída e desenvolvida, a autora criou uma personalidade marcante e bastante concisa, assim como a parte emocional. Mas, infelizmente o mesmo não acontece com Caleb. Foi introduzido um drama e uma bagagem emocional bastante grande para ele, mas que não foi desenvolvida e acabou perdida no meio de fatos irrelevantes. Isso foi um pecado, fiquei com a impressão de que Caleb tinha muito mais a dizer alem do que foi apresentado.

Outro ponto que também me desagradou foi o romance. Eu realmente não entendo por qual motivo os autores acreditam que amor a primeira vista é legal. Não é, é chato, irreal e pouco convidativo para o leitor, alem de estar totalmente saturado e deixar a trama previsível.

Mas, apesar dos pontos que me incomodaram, o livro é bastante agradável. O mérito disso é o fato da escrita da autora ser bastante leve e fluida. Ela utiliza um vocabulário atual e bastante juvenil, dando essa aparência de conversa com o leitor. A narrativa também é feita em primeira pessoa, pelo ponto de vista da protagonista, então vamos nos tornar íntimos de Alicia.

O livro físico é muito bonito. O designer da capa possui uma junção de cores fortes, o tornando bastante chamativo aos olhos e bonito na prateleira. A diagramação também é muito bonita, as divisões de capitulo são ilustradas com corações, assim como as paginas. A revisão também é de boa qualidade, quase sem erros. As folhas são amareladas e com uma fonte de cor forte, bastante agradável para leitura.

Este é um livro para uma leitura despretensiosa, para curtir e sorrir. É também um livro para quem gosta de clichê e romance. Se você curte um romance açucarado com uma pitada de drama, corre e compra “Insight”.
“- Pode rir, ok?
- Ok! – fiz uma pousa, meus olhos brilhando – Ok?
- Ok.
- Ok.
Ele engasgou um riso.
- Para que tantos “ok”?
- Para imagina que você é meu Gus.
- Seu o que?
- Um personagem de um livro, você não deve ter lido.
- Não, tenho certeza que não. E por que quer isso?
- Se você fosse uma garota, iria entender. Todas sonhamos com um Peeta, Peitro, Damon, Donovan, Quatro ou um Patch, principalmente um Patch. Você poderia ser igual a ele.
- Ah, é? – ele meneou a cabeça, como se ponderasse a questão – Sabe qual a diferença entre nos dois? Eu existo! Então se contente com a realidade.

Sobre o autor:

Gabriela Cardial é carioca, mas sonha com a cidade de São Francisco. Tem três cachorros, muitos livros e algumas histórias para contar.
Começou a escrever despretensiosamente, querendo sair de sua zona de conforto, só não esperava se apaixonar pela literatura. Agora, não consegue se imaginar vivendo sem ela.
"Quem conhece meu "eu" antes de me envolver com literatura, não acredita que me interessaria. Por isso, agradeço à Becca Fitzpatrick por me fazer enxergar o que estava perdendo. A vida é curta demais para só se viver uma!"
Daqui a alguns anos, Gabriela espera que seu nome seja reconhecido, não somente em capas de livros, como autora, mas também na primeira página, logo abaixo do título, como tradutora

4 comentários:

  1. Olá, Geeh.
    Acredito que não leria a obra, principalmente porque não curto muito o clichê. Contudo, ao menos a autora mudou a ordem dos personagens, né? A mulher sendo a empresária, no caso.
    O fato do protagonista não ter sido completamente desenvolvido também me desagrada. Por esses aspectos, acredito que não leria a obra.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  2. Geeh!
    Ver a posição invertida do sucesso, já me conquistou. Como falou, geralmente é o homem que é bem sucedido e a mulher que se sujeita aos diletantismo dele.
    Agora fiquei triste por saber que o romance não rolou tão bem entre eles.
    E feliz em saber que a escrita da autora é contemporânea e atual.
    “Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo.”(Oscar Wilde)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Infelizmente o livro não me agradou em nada, também acho super chato essa coisa de amor a primeira vista, deixa a coisa previsível mesmo, e eu particularmente gosto de ser surpreendida não ler o primeiro capitulo e saber o que vai acontecer no ultimo... mas quem sabe em um momento eu não leria ele.
    Bjocas!!

    ResponderExcluir
  4. OI! Parece ser uma boa trama, eu também já estava cansada de ver um mocinho bem-sucedido e a mocinha apenas uma funcionária, também não acho legal essa formula de amor a primeira vista, isso parece não firmar uma história, a capa do livro é muito bonita.

    ResponderExcluir

Adptação e personalização por QueenG Design

Tema Base por Butlariz