03 novembro 2015

[Novembro Nacional] Resenha: O Espelho do Monge - Viagens na Ficção # 1 - Rosana Dias Vitachi



Edição: 1
Editora: Chiado Editora
ISBN: 9789895135301
Ano: 2015
Páginas: 183

Adicione no Skoob
Compre: Chiado Editora

Livro cedido pela autora para resenha
Sinopse: Uma história curiosa chama a atenção de uma aluna de Arqueologia: O Espelho do Monge aguardava por ser encontrado. Busca ou obsessão? De qualquer forma, Safia consegue o Espelho que, segundo a lenda, reflete a alma de quem se olha nele, mas diante daquela tão esperada vitória, se vê num impasse: entrega o Espelho ao advogado que financiou sua busca ou o entrega ao Anjo Guardião do Espelho. Safia, então, encoraja-se numa terceira opção. Opção essa que mudará sua vida para sempre.



A personagem principal é Safia, uma garota que gosta de uma aventura e se envolve em uma busca por um espelho que segundo a lenda poder ver a sua alma. Ela parte em busca do espelho e sua primeira tentativa ao lado de Artur, que é o guia até o local, é frustrada. O que se transforma em sua obsessão.
“Nada... Só liguei para te lembrar que desligar o telefone na cara das pessoas é falta de educação! – exorta ele, calmamente, para provoca-la – Agora vou desligar, tchau. - desliga.”
Mesmo tendo gastado seus recursos ela insiste nessa ideia e consegue um homem lindo chamado Adônis para financiar a sua busca com condição que depois o espelho seja entregue a ele.
Começa ai o triângulo amoroso entre Safia, Adônis e Artur, eu particularmente não gosto de triangulo amoroso, mas esse acaba sendo bem divertido, por causa do Artur.
Nós ficamos imaginando qual o real motivo do financiamento de Adônis. Se é o interesse em Safia ou algo mais profundo.

Não simpatizei muito com Safia no começo, ela é mimada e teimosa, mas no decorrer da historia dá para entender o motivo.
A busca e conquista do espelho é a primeira parte, cheia de aventuras, anjos e seres da escuridão, coisa que eu realmente adoro!
A segunda parte é a indecisão do que fazer com a descoberta, o bem e o mal travam uma disputa ao redor dela, vários sinais tentam mostrar a ela o que é verdadeiro. Mas ela precisa saber qual a decisão correta que deve tomar.
“Achei que só nós sabíamos dessa historia! De repente começa, a aparecer esses sinais estranhos... Estou muito surpresa com tudo isso... As coisas fazendo sentido... mesmo um sentido meio absurdo... – pausa – parece que as peças do quebra-cabeça estão se encaixando...”
E começa a aventura mais importante. A batalha interior, e o modo como autora abordou essa parte foi bem diferente, eu achei muito interessante.A historia é boa, mais devido a pouca quantidade de paginas, não foi desenvolvida como poderia, tem potencial para muito mais. Senti falta de descobrir algumas coisas por mim mesma, o que não foi possível, já que a autora teve que revelar logo. Tem muita informação e acontecimentos, e em alguns momentos fiquei perdida com tanto coisa. Como este é o primeiro volume, creio que o próximo seja melhor trabalhado e esses empecilhos que citei, não existam.

A parte romance poderia ter mais detalhes (sou romântica, então sempre quero mais)
A mensagem do livro é que devemos prestar atenção nas coisas que nos cercam, e como isso nos influencia, e mais importante é buscar estar em paz e feliz dentro de nós para que o nos cerca não nos afetem.
“Se o espelho cair em mãos inimigas, a escuridão irá dominar as consciências! Será a vitoria do inimigo! Não entende? Muita gente nem imagina o que acontece dentro de si, assim ele brinca com as consciências e afasta as pessoas do amor de Deus, sem que elas percebam! E ele ganha muitas vezes, sem nem ao menos precisar lutar!”
A capa é simples e com orelha, eu gostei da escolha, sugere o mistério do livro. Páginas amarelas, e letras em tamanho adequado, divisores de capítulos são simples e boa diagramação. Pelo fato da editora ser de Portugal, algumas partes da revisão não ficaram tão boas, e deu uma pequena quebra da leitura, mas nada que atrapalhasse.
Bom, essa foi minha percepção, acho que cada um vai ter sua própria ideia do que o livro quer dizer. Recomendo!


Avaliação: 


Sobre a autora: 





Rosana Helen Gracioli Dias Vitachi sempre gostou de escrever. Desde sua adolescência, além de escrever poesias e contos, se divertia contando historias e as interpretando para suas amigas. É formada em comunicação Social, já tendo cursado teatro, cinema & vídeo e roteiro. Nascida em 29 de janeiro de 1972 é hoje casada, mãe de quatro filhos (um já no céu), conselheira e orientadora espiritual e reside com sua família em Campinas (SP), cidade onde nasceu.







5 comentários:

  1. Ana/Graça!
    Primeiro quero dizer que estou adorando esse novembro só dos nacionais.
    Não conhecia a autora e sua obra e já gostei porque tem arqueologia, romance e seres fantásticos, tudo que gosto em um livro.
    Fiquei bem interessada em ler, mesmo que a autora não guarde tanto mistérios para desvendarmos.
    “Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda.”(Provérbio Chinês)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  2. A premissa é boa, mas confesso que alguns aspectos da obra não me chamam tanto a atenção, como o desenvolvimento de um triângulo amoroso. Contudo, ainda assim, acho que darei uma chance a obra, principalmente por seu aspecto fantástico e por causa das aventuras abordadas.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Interessante a ideia, eu leria o livro, mais me parece aqueles historias previsíveis, e num me encantou tanto, nada que eu diria preciso com urgência ler... Mas não achei o livro ruim e leria se surgisse a oportunidade.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  4. OI! Eu gosto de um pouco de sobrenatural e romance também. Agora me desanimei ao saber que a mocinha é chatinha, não tenho muito paciência para personagens assim, rsrs. Até curto triângulo amoroso, ainda mais quando um deles é divertido, mas acho que a autora deve ter falhado não ter desenvolvido bem o romance.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito desse livro e da autora também. Espero pela continuação A espada que tbm sairá pela Chiado! <3

    ResponderExcluir

Adptação e personalização por QueenG Design

Tema Base por Butlariz