Resenha: Vida e Morte (Crepúsculo Reimaginado) Stephenie Meyer

24 dezembro 2015


Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580578553
Ano: 2015
Páginas: 736
Tradutor: Regiane Winarski, Ryta Vinagre
Compre: Amazon / Saraiva

Sinopse: O clássico de Stephenie Meyer revisitado 10 anos depois.
Novamente, os leitores vão se apaixonar pela arrebatadora história de amor de Bella e Edward... ou, quem sabe, será uma primeira vez. A edição especial de aniversário inclui um conteúdo extra e exclusivo: Vida e morte, nova versão em que a autora inverte o gênero dos principais personagens.
Em Vida e morte os leitores vão se maravilhar com a experiência de ler a icônica saga de amor agora pelos olhos de um adolescente que se apaixona por uma sedutora vampira. Numa publicação ao estilo “vira-vira”, a edição comemorativa traz mais de 400 páginas de conteúdo extra, além da nova capa, com Crepúsculo de um lado e Vida e morte de outro. Os milhares de fãs de Bella e Edward não vão querer perder a oportunidade de ver seus tão queridos personagens em novos papéis.
“Fico maravilhada que já se tenham passado 10 anos da primeira edição de Crepúsculo”, comenta a autora Stephenie Meyer. “Para mim, esse aniversário é uma comemoração dos fãs, que sempre foram inacreditavelmente dedicados e apaixonados.”



Resenha:

Há uns 9 anos atrás, eu comprei 3 livros na revista do Avon, intitulados: Crepúsculo, Eclipse e Lua Nova. Durante uma semana, eu não consegui largar os livros. Naquela época eu estava empregada e prestes a subir de cargo na empresa onde eu estava trabalhando. Fui fazer umas daquelas dinâmicas horríveis em grupo e entediada, peguei o livro e continuei a ler; a história de Bella e Edward estava mais interessante do que aquele povo falando.... resumo da história: Não consegui o cargo porque eu não tive respeito com meus colegas. Enquanto os mesmos faziam de tudo para parecerem sinceros e competentes, eu estava com os olhos brilhando de emoção com a história da humana idiota e do vampiro que brilha! rsrsrsrsr


Foi com esses mesmo olhinhos brilhando que acompanhei esse Crepúsculo reimaginado pela autora: Vida e Morte é a edição  comemorativa de 10 anos do lançamento de Crepúsculo. Esqueça Bella e Edward. Vocês vão conhecer Beau e Edythe.
"Não podia ser por minha causa. Tinha de ser outra coisa, algo que aconteceu antes de eu entrar na sala. A expressão dela devia ter sido por outro problema. Era impossível que uma estranha pudesse ter uma repulsa tão súbita e intensa por mim. Eu não era interessante o bastante para provocar uma reação tão forte."
Beau é um típico adolescente que esticou um pouco mais do que no normal. Sua altura o torna mais desengonçado e propenso a tropeçar nos próprios pés. Apesar do porte alto e dos olhos azuis, Beau não se acha bonito, ele fica feliz por não ser incomodado pelos garotos que antes o perseguiam pela escola.
Assim, Beau decide ir morar com seu pai em Forks, uma cidadezinha nublada, muito diferente de Phenix, onde morava com a mãe. Logo no primeiro dia de aula, Beau vê Edhyte Cullen e uma atração que nunca sentiu por ninguém, começa a florescer no rapaz.

Edythe, por sua vez, no começo, é a personificação feminina de Edward mesmo: Totalmente grossa e boba. Mas depois de um tempo, conseguimos distinguir a diferença entre eles.
Edythe é delicada, apesar de ser perigosa, é linda, e por incrível que pareça, repara em Beau.


Beau me conquistou nas primeiras páginas, diferente de Bella que me irritou nos 3 primeiros livros. Apesar de parecer em muito com a Bella, Beau é um garoto e diferente dela, seus sentimentos são mais intensos e diferentes... (garotos entenderão).
Ele também tem muito mais TOC, é mais engraçado e sarcástico. Seus pensamentos são hilários e diversas vezes me peguei pensando que a história de Baeu poderia fazer mais sucesso que a de Bella.

A narrativa é em primeira pessoa, como em Crepúsculo, pelos olhos de Beau. A história é gostosa e mais bem formulada, não deixando espaço para perguntas. Este volume tem um fim e me surpreendi com a intensidade dos acontecimentos finais. Acho que eu ansiava por isso internamente.
Pense em Crepúsculo com os personagens com os gêneros trocados - é exatamente isso. Com exceção de alguns. Algumas cenas são as mesmas, mas como é um garoto que narra, a autora teve que mudar algumas partes para ficar mais viável.
"Não que ela não fosse gata (ela era super-mega-gata), mas não era... abordável. Tipo, nem The Rock ousaria assobiar para ela, se é que você me entende. A garota loura me viu olhando, e a forma como apertou os olhos para mim me fez virar para frente e pisar no acelerador."
Nunca resenhei os livros da Saga Crepúsculo e durante minha leitura, senti vontade de lê-los novamente. Mas por enquanto, vou ficar com a história de Beau na minha mente, gostei tanto deste livro, que senti até um certo vazio ao terminá-lo.
Os personagens secundários, todos, sem exceções, foram perfeitamente mudados. Gostei demais das mudanças maiores e das sutis. Cada um contribuiu demais com a trama, me deixando de boca aberta em muitas cenas.


Encontrei alguns erros de revisão, em sua maioria, troca de pronome. Razoável? Pode até ser, mas fiquei com aquela ligeira impressão de "Ctrl + C, Ctrl + V" sabe? Parece-me que foi copiado e colado de Crepúsculo, pegaram as partes iguais de um e jogaram em outro, esquecendo que a história pode parecer a mesma, mas os gêneros foram alterados...
Fora isso, a edição está muito bonita, praticamente a mesma da saga, já que é a mesma história reimaginada. O título é perfeito, e condiz perfeitamente com o que encontramos no enredo. Só a capa que deixou a desejar.... falta de imaginação? Pode ser...

Gostei muito do Prefácio e do Posfácio escrito pela autora, um deu continuidade ao outro e tivemos algumas explicações do que encontraríamos durante a leitura. Confesso que me surpreendi muito com a escrita mais fluída da autora, as descrições exageradas também foram poupadas e encontrei um enredo mais "enxuto" em diversos pontos.
Também fiquei muito feliz com outros pontos da obra, como por exemplo: nada de triângulo amoroso! Isso deu um toque a mais na obra e levou o livro para o final que eu esperava.
"- É Beau. Quando alguém conta que bebe sangue, você tem que ficar nervoso. Fazer uma cruz com os dedos, jogar água benta, sair correndo e gritando, esse tipo de coisa.
- Ah. Hã... vou me esforçar da próxima vez, que tal?"
Sem mais, só tenho a indicar, se você já leu Crepúsculo e quer ler Vida e Morte, não perca tempo, uma ótima história espera por você. Também digo isso para quem nunca leu a saga, vale a pena dar uma chance a este livro.


Avaliação:


Sobre a autora:


Stephenie Sonnibe Meyer nasceu em Hartford, Connecticut na vespera do natal em 24 de dezembro de 1973, filha de Stephen Morgan e Candy. Ela cresceu em Phoenix, Arizona, com cinco irmãos: Seth, Emily, Jacob, Paul, e Heidi. Ela frequentou a escola Chaparral High School, em Scottsdale, Arizona, e cursou literatura inglesa na Universidade Brigham Young, em Provo, Utah, onde se formou em 1995. Meyer é membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Conheceu seu marido Christian, mais conhecido por "Pancho", quando era pequena, casou-se com ele em 1994. Juntos, eles têm três filhos: Gabe, Seth e Eli. Após escrever Crepúsculo(Twilight), Stephenie ganhou 3 prêmios: um do NY Times e dois da Associação das Bibliotecas Americanas.
Crepúsculo (Twilight nos EUA), é o seu primeiro romance. Depois da sua publicação, Stephenie foi escolhida como um dos "novos autores mais promissores de 2005" pela Publishers Weekly. O sucesso desta obra lhe rendeu contratos de adaptação para o cinema, produtos e o planejamento de novas obras com a Little, Brown and Company.
Meyer atualmente vive em Cave Creek, Arizona, e possui também uma casa em Marrowstone Island, Washington. A escritora já veio ao Brasil, em novembro de 2010, juntamente da equipe de filmagem de Amanhecer, longa-metragem de que foi produtora oficial.
Meyer ganhou recentemente duas versões de sua biogafia: uma em quadrinhos, feito originalmente pela Bluewater Comics, "Twilight Unbound: The Stephenie Meyer Story", que conta a vida e a inspiração para a saga, a história e as lendas de Forks; e uma outra, não-autorizada, do biógrafo americano Marc Shapiro.



4 comentários:

  1. Oi Ana,
    sabe o que é engraçado? Eu ter Eclipse mas não ter os outros livros da série.
    Eu nunca fui muito fã de Crepúsculo, mas me encantei quando li "A Breve Segunda Vida de Bree Tarner", simplesmente foi uma leitura maravilhosa. Então resolvi dar uma chance para a série de livros aclamada pelo mundo, porém ainda não li e caso leia, com certeza será ou em 2016 ou em 2017.
    Beijão,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana.
    Está aí um livro que eu não leria. Nada contra, mas Crepúsculo não rola para mim. Acho a protagonista uma chatice e um vampiro que brilha no sol meio estranho.
    Enfim, também achei meio desnecessário essa "releitura". Mas fã é fã e tudo que é de um universo, a pessoa quer. Então, eu te entendo. Sou assim com Star Wars. rs

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Ana!
    Muito bom poder ler a mesma história, porém com ponto de vista d outra personagem.
    Como gosto dos vampiros, claro que lerei.
    “Não esqueça que Natal não é do Papai Noel tão pouco para ganhar presentes materiais, mas é a data que recebemos o melhor presente para nossa existência, Jesus!” (Rogério Stankewski)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  4. Não acredito que você fez isso no seu emprego kkkkkkkkkkkk menina, tem limite pra essas coisas de ler! kkkkkk
    To louca por esse livro! Essa foi a primeira resenha que vi dele e só confirmou meus pensamentos. Tenho certeza que se eu ler vou gostar muito mais dessa história, afinal a autora evoluiu e é narrado pelo homem, o que eu adoro!

    beijo

    ResponderExcluir