10 fevereiro 2016

Resenha: A Auriflama do Caos – A nova ratoeira (Livro 1) - Mogg Mester


Edição: 2
Editora: Pimenta Malagueta
ISBN: 9788565512244
Ano: 2013
Páginas: 288


Livro cedido pelo autor para resenha
Sinopse: Trilogia de fantasia medieval, ao estilo Senhor dos anéis ou crônicas de Dragonlance, A Auriflama do caos conta a peleja de um grupo de aventureiros para descobrir as causas de alguns problemas no mundo de Fyskar. Lá eles descobrem que algo de muito importante para todo o universo está por acontecer. Alguém com a alcunha Auriflama do caos está preparando algo de muito ruim. Quem são seus aliados? Quem está por detrás disso? Quem é a Auriflama do caos?




Nesse primeiro livro o autor nos apresenta o seu mundo fantástico repleto de seres mágicos como elfos, magos, anões e gnomos em cenário medieval. Onde um grupo de cinco velhos amigos e guerreiros conhecidos como Laminas Flamejantes, precisam descobrir o que está causando o desequilíbrio na parte mágica desse mundo conhecido como Fyskar, no continente de Driguard.
Até descobrir que algo denominado Auriflama do caos invocou um mal terrível nesse mundo, e precisam combater esse inimigo assim como descobrir quais são seus verdadeiros planos.
“O carcereiro, que aos olhos de Barack, era um terrível predador, sacolejava seu molho de chaves morbidamente. O pequenino sabia que estava preso, não havia onde se esconder. Seria violentado; não havia como se defender. Suas mãos haviam-lhe sido cortadas por aqueles que o derrotaram e o prenderam. Nada mais podia fazer em sua defesa além de espernear ou se encolher em um canto empoeirado do cubículo onde estava.”
É um livro ideal para quem gosta de leituras no estilo Senhor dos Anéis ou jogos de RPG, o autor criou um universo rico em detalhes e o glossário ajuda a entender, os vários nomes e denominações.
Porém, como é o primeiro volume, boa parte do livro é o reencontro dos Laminas Flamejantes, a explicação dos personagens e suas razões, a aventura demora um pouco para começar.
“Coisas estranhas começaram a acontecer depois que algo despertou no universo. Tribos bárbaras que estavam quietas há mais de 20 anos voltaram a guerrear sem motivo aparente. Marcham sobre a bandeira de alguém intitulado como Auriflama do Caos.”
A capa é bem interessante com uma ilustração marcante, bem elaborada nos mostra um dos personagens, possui orelha. Adorei a capa. Páginas amarelas, porém as letras são pequenas o que dificultou a leitura, diagramação simples e me deu a sensação que o conteúdo foi compactado, possui alguns erros e algumas repetições, mas nada que atrapalhe a leitura.
“Quando estamos diante de uma cena tão bela como essa, torna-se mais fácil ver as conexões que levam uma coisa a outra, em tudo o que nos cerca. É como se já soubéssemos o fim de uma história que se desenrola: como se fossemos o observador, ou o resto do mundo, ou a carruagem, ou a barata, até que tenhamos cumprido nosso papel no todo e sejamos esmagados como uma daquelas infelizes.”
Indico A Auriflama do Caos para todos que gostam de uma boa fantasia. Os personagens são bem construídos e a narrativa gostosa. O autor inovou ao criar um enredo fantástico em um cenário medieval, e isso me cativou muito. Aguardo ansiosamente o próximo volume.


Avaliação:


Sobre o autor:



Médico veterinário, acadêmico entusiasta de Psicologia, em especial da Junguiana, Mogg Mester vive em Salvador, na Bahia, onde busca constantemente transformar a argamassa de sensações do dia a dia em conteúdo literário. Nas horas vagas, além de joalheiro, ele é sonhador. Ele estuda, fuça e se conflitua com todos os seus horrores pessoais para traduzir ao leitor as emoções mais inquietantes a que o ser humano está exposto. Como um pintor pinta um quadro, ele espera conduzir o público nesse labirinto em que apenas o fantástico pode retratar com fidedignidade uma condição além das palavras da realidade. Você esta preparado?







16 comentários:

  1. Bom, confesso que leio poucos livros de fantasia e mesmo que você tenha gostado da narrativa e estar esperando ansiosamente pelo próximo volume, pouco me interessei por esta obra. Jogos de RPG pouco me atraem, mas para quem gosta deste tipo de leitura, sabemos que irá gostar muito desta história.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Graça.
    Pela capa, jamais compraria o livro. A achei, no mínimo, estranha. Porém, ao ler a resenha, me interessei pela obra. Gosto bastante de fantasia, principalmente quando ambientada no cenário medieval. Se há semelhanças com O Senhor dos Anéis, melhor ainda.
    Procurarei a obra para ler.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de fevereiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Oi Graça!
    Tenho que concordar que essa capa desmotiva e muito a leitura desse livro.
    Fantasia é um dos meus gêneros preferidos e o fato de ser no estilo Senhor dos Anéis e jogos de RPG, me deixou um pouco mais animada. É uma pena as letras serem pequenas, pois dificulta um pouco a leitura, principalmente pra quem tem problema de vista como é o meu caso.
    Mas de qualquer forma vou procurar saber mais sobre a obra.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Nunca li, nem assistir "Senhor dos Anéis", sei o básico de tudo. Mas a história não me interessou muito. A capa achei legal, mas mesmo assim não me deu aquela vontade de ler.
    Beijos.

    potato-purple.blogspot.com
    youtube.com/potatopurpleblog

    ResponderExcluir
  5. Prezados, o livro está passando por uma reedição (revisão e reeditação do texto) em 3 em 1. Inclusive não recomendo aquisição da obra antes do lançamento da edição única. Questões como fonte e erros estão sendo corrigidas. Inclusive estou fazendo uma promoção para quem comprar o livro na pré venda.Qualquer dúvida existe a fan page com o primeiro dia da produção do prêmio da promoção: https://www.facebook.com/AAuriflamaDoCaos/posts/977009535726194?comment_id=977518985675249&ref=notif&notif_t=share_comment

    Mogg Mester

    ResponderExcluir
  6. Achei legal a dica, mas confesso que não sou muito de ler livros assim. A narrativa parece boa e os personagens bem feitos, mas não sei se leria. Não me chama muita atenção =/

    ResponderExcluir
  7. Poxa, curti muito a premissa do livro, de verdade! Sou apaixonada por fantasia, principalmente medieval.
    Também curti muito o desenho da capa, ele me chamou atenção de uma forma positiva, mas acho que a fonte e a formatação tirou o charme dela.
    De qualquer forma, me interessei, principalmente por ser nacional. Vou adicionar o link nos favoritos e dar uma olhada com mais calma quando chegar de viagem, talvez eu o adquira! :)

    Abraço,
    http://magoevidro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Bem Parecido com O Senhor dos Anéis mesmo, pois até a ilustração da capa se parece com o Gollun!
    Achei o livro interessante, gosto de ler livros ambientados na era medieval.

    ResponderExcluir
  9. Não estou acostumada com livros medievais, mas ultimamente até que tenho gostado. Geralmente livros introdutórios são mais cansativos de ler porque demora a chegar a ação mesmo, mas espero que tenha valido a espera.
    Bjs, Mari

    ResponderExcluir
  10. Sua resenha está muito boa, não conhecia esse livro, mas lendo um pouco mais sobre a história na sinopse e na sua resenha, fiquei bem interessada, por a história ser de fantasia me chamou a atenção.

    ResponderExcluir
  11. Muito legal o clima medieval e fantástico, a premissa até que me despertou interesse, mas não sei se leria. A resenha está maravilhosa, desejo todo sucesso ao autor. Abraços :)

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente não conhecia essa historia, mas eu achei interessante o enredo criado neste livro, somente a capa que me deixou a desejar.

    ResponderExcluir
  13. Oiieee, tudo bom?
    Eu não conhecia o autor, gostei do enredo, parece ser um livro bem interessante, essa mistura de fantasia e medieval, acho que irei gostar e devo dizer que achei a capa super sinistra hahahaha.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Ainda não conhecia o livro e pareceu uma historia interessante com um mundo bem escrito e cheio de aventuras mas não é muito o tipo de livro que gosto de ler !!

    ResponderExcluir
  15. Adoro fantasia e não conhecia esse livro. Mas me interessou, pois tem elfos, entre outros seres mágicos que gosto. Pena que a aventura demora para começar, mas tem explicações sobre a historia que é fundamental para entender melhor.

    ResponderExcluir
  16. Nossa eu amei essa capa, e olha que nem gosto de O senho dos anéis.
    Apesar de fazer meu gênero literário e ter gostado da sinopse, percebe no meio da resenha, que não vou gostar do livro, vou dar um pensada e ver se considero essa leitura.

    ResponderExcluir

Adptação e personalização por QueenG Design

Tema Base por Butlariz