12 fevereiro 2016

Resenha: Enquanto Bela Dormia - Elizabeth Blackwell


Edição: 1
Editora: Editora Arqueiro
ISBN: 9788580414790
Ano: 2016
Páginas: 368
Tradutor: VERA RIBEIRO

Compre: Amazon / Submarino

Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.
Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens – um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja – tornam-se atemporais.
Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original.
Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor – a magia mais poderosa do mundo –, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.
Resenha:

"Consola-me pensar que a história da Bela Adormecida continuará viva depois de todos nós, uma história de maldade derrotada e amor triunfal que ressoará por séculos. E é assim que deve ser. Porque a verdade não é nenhum conto de fadas."
Enquanto Bela Dormia é uma releitura do famoso conto de fadas A Bela Adormecida. Por anos, assistimos e lemos o que aconteceu com a Bela por seus olhos. Filmes e desenhos nos levaram a acreditar que Bela era uma princesa frágil e indefesa.
Depois, assistimos a Malévola contar a história por seu ponto de vista. Nos solidarizamos com a traição que a mesma sofreu e acompanhamos o amor que crescia de Malévola por Bela, a "peste" que ganhou o coração da bruxa má.
Agora é a vez de você, caro leitor, conhecer a história por um ângulo muito diferente do imaginado.... Quem vai contar essa história é Elise. Elise não é uma princesa, não é uma dama... Elise foi criada em uma fazenda e depois da morte de sua mãe, foi para o castelo tentar a sorte. Muito astuta e desejando uma vida melhor, consegue chegar a um posto onde ela fará parte da vida na corte: Seguindo sua senhora, a rainha Lenore por todos os lados no castelo, Elise descobrirá um grande amor por essa família. Viverá um amor verdadeiro por um homem bom. Enfrentará dramas emocionais que a farão duvidar de sua força e cuidará para que a verdadeira história de A Bela Adormecida, seja contada fielmente.


A história se passa em uma época medieval, por isso, trás os costumes e linguagem adequados a época. Em si, o enredo é todo voltado para a história de Elise e, em como ela fez parte em tudo o que aconteceu com a família real.
Uma rainha devastada por não poder ter filhos; um rei que já tinha desistido de ter um herdeiro; um príncipe que ansiava o trono do irmão e uma tia que poderia fazer qualquer um fazer o que ela quisesse. É neste contexto que Elise se depara em seus primeiros dias no castelo. Millicent, a tia do rei, é uma mulher a frente de seu tempo. Desejou a vida inteira a coroa, mas por ser mulher, esse desejo lhe foi negado. Forte, destemida e intimidante, Millicent vive a voltas pelo castelo, fazendo o que faz de melhor: influenciando as pessoas a seu bel prazer. Mas o rei não cai em suas artimanhas e depois de uma briga séria, Millicent é expulsa do castelo. Mal sabe a família real que essa foi sua ruína.
"Hum! Seria mesmo um belo truque derrubar uma filha da realeza com um fuso pontiagudo, depois vê-la renascer com um único beijo. Se existe esse tipo de mágica, ainda não a conheci. O horror do que realmente aconteceu perdeu-se, e não é de admirar. A verdade está longe de ser história de criança."
Com uma história instigante e com poucos diálogos, Elizabeth Blackwell nos mostra uma versão mais realista do que pode ter acontecido. Sem magias e fadas madrinhas, a história chega a ser quase real demais. Elise é uma personagem bem construída e cheia de defeitos que nos fazem gostar dela por si só. Millicent, com seu jeito altivo, nos cativa e nos deixa apreensivos pela sua próxima jogada nesse jogo de poder.
Todos os personagens tem sua carga emocional para o livro. Alguns sombrios e exitantes, outros cheios de amor e carinho. Rosa, a princesa, é uma personagem que me agradou muito, pois carrega a essência da Bela Adormecia original, mas também tem seu toque de realismo para que a história, de fato, seja fora dos padrões anteriores.


Gostei muito da história em si, só título do livro que não faz jus ao enredo apresentado. Rosa, a Bela, não passa a vida dormindo, ela nasce, cresce e aprende tudo o que uma princesa deve saber antes de poder governar seu reino. Elise é minuciosa em sua narrativa, deixando o leitor ávido por saber o que acontecerá nos próximos capítulos. Os ganchos que a autora deixa, são maravilhosos e faz o leitor ler sem vontade de parar.
"Trêmula, dei meia-volta e avistei Millicent, cujo rosto estampava um sorriso cheio de si. Ela sabia, percebi, num clarão de entendimento. Sabia que a rainha estava grávida, e sabia como esse anúncio se desdobraria."
A narrativa é em primeira pessoa, narrada por Elise. É uma história sendo contada a sua neta e como não estou acostumada com livros assim, achei a ideia maravilhosa e me deu outra perspectiva durante a leitura. A capa é linda, cheias de detalhes que enaltece a obra. A diagramação é boa, sem erros aparentes o que tornou minha leitura rápida e sem problemas. Como um todo, o livro é lindo, tanto por seu interior, quanto o exterior.


Você acredita em contos de fadas? Está preparado para proteger um reino onde a inveja, egoísmo e manipulação andam lado a lado? Teria coragem de abrir mão do seu verdadeiro amor por uma família que não é sua?
Venha descobrir as respostas para essas perguntas e tantas outras que permeiam essa história linda e trágica! Conheça o amor em todas as suas formas e escolha um lado - a guerra vai começar!
"Como seria possível me confiarem a atribuição de deter alguém como Millicent, uma mulher decidida a fazer o mal, capaz de submeter minha mente aos seus desejos?"

Avaliação:


Sobre a autora:






Elizabeth Blackwell se formou em história e comunicação na Universidade Northwestern e fez mestrado em jornalismo na Universidade Columbia.

Teve muitos empregos – entre eles o de editora de uma revista e escritora freelance –, mas o de autora é, de longe, seu preferido. Mora no subúrbio de Chicago com o marido, três filhos e uma pilha cada vez maior de livros de cabeceira.







18 comentários:

  1. Olá, Ana.
    Pelo visto, não estava enganado sobre o livro: ele é realmente bom e eu já quero.
    Primeiro, essa narração por um ponto de vista novo me agrada demais, principalmente por causa da personagem ser cheia de defeitos. Em segundo lugar, amo livros mais realistas, então esse detalhe me ganhou.
    Já quero a obra!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de fevereiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, tudo bem?
    Se existe uma pessoa que é realmente apaixonada por histórias inspiradas em contos de fadas, sou eu. Quando a editora Arqueiro anunciou o lançamento de Enquanto Bela Dormia, soube no mesmo instante que precisaria fazer a leitura, mas que infelizmente ainda não pude, pela ausência do livro físico.
    Estou encantada pela resenha e pelo que o livro nos conta. Pensar que a autora criou uma estória bem real, sem fantasia e com personagens emocionantes muito aumentou minhas expectativas que tenho a certeza de que será supridas. Amei!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!
    Quando soube desse lançamento, fiquei muito entusiasmada.
    Essa capa me chamou atenção logo de cara, e o primeiro pensamento foi, preciso desse livro.
    Histórias inspiradas em contos de fadas realmente me fascinam.
    Ainda mais quando é emocionante e real. Espero poder lê-lo o quanto antes.
    sua resenha só me deixou mais determinada e empolgada com esse livro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Tenho visto resenhas desse livro em vários lugares, e algumas realmente com ótimos elogios, mas apesar disso (e da capa realmente bonita), acho que ainda não me atiçou a vontade de lê-lo. :(

    http://magoevidro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana!!
    Eu tinha uma impressão completamente diferente desse livro,
    sua resenha abriu meus olhos haha
    Eu me interessei muito, mas o fato de ser um livro com
    menos diálogos me desanima um pouco sabe? Mas por enquanto,
    ele ainda vai ficar na minha lista de espera!

    Beijos!
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha do livro! Fora a capa que é muito linda, gosto bastante de ler releituras de contos de fadas, pois sempre tem algo a mais a acrescentar à história, curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  7. Quando vi a capa desse livro pela primeira vez, pensei "QUERO PRA ONTEM", aí li a sinopse e quis mais ainda. Agora li sua resenha e a vontade so aumentou. Mais um ponto para "Enquanto Bela Dormia". Estou muito ansiosa para essa leitura. Beijos.

    potato_purple.blogspot.com
    youtube.com/potatopurpleblog

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu amo releituras de contos de fadas! Amo! E quando vi a capa do livro eu achei maravilhosa, mas não sabia do que se tratava. Agora que li sua resenha, quero esse livro para ontem hahaha Adorei sua resenha, me deixou animado e curioso para a leitura!
    Abraços, Raphael
    aestantedosgemeos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Cê sabe que eu to louca pra ser sorteada no TOP comentarista ne? Mas confesso que eu pensava que seria uma história mais fantasiosa e não um romance mais real. Mesmo assim, ainda to louca pra ler!
    Deve ser diferente ler a história pela perspectiva de uma terceira pessoa e não a que deveria ser a protagonista.
    Bjs, mari

    ResponderExcluir
  10. Sua resenha está muito boa, inicialmente a capa desse livro me chamou muito a atenção, e como adoro releituras de contos de fadas, sem dúvidas pretendo ler Enquanto Bela Dormia, a história parece ser muito boa.

    ResponderExcluir
  11. Fiquei muito interessado com a premissa e resenha do livro, adoro recontagens de contos de fada e esse parece ser impecável, estou louco p/ ler desde que vi nos lançamentos. Abraços ^^

    ResponderExcluir
  12. Estou muito curiosa para ler esse livro, desde o lançamento ele esta na minha lista de desejos, primeiro que a capa é linda, segundo que li pouquíssimos livros que são releituras, e terceira que o ponto de vista diferente é o que me prendeu o interesse. Espero ler logo essa historia!

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito de releituras de contos de fada e esse foi um que me chamou atenção de cara por isso e fiquei louca pra ler. Parece que ela fez uma trama bem real, nada bobinha e envolvente, gostosa de ler. Gostei de ver mais sobre ele, parece valer a pena e essa coisa de tornar o conto de fadas realístico é o melhor. Quero conferir!

    ResponderExcluir
  14. Oiiee, tudo bomm?
    Amei a resenha e estou super curiosa para ler o livro, estou gostando muito de ler releituras de contos de fadas, e achei super legal por termos a historia da Bela adormecida contada por outra pessoa, alguém que não é da realeza, que nem sequer é uma dama, tenho certeza de que irei gostar muito do livro e essa capa é muito linda.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Quero muito ler esse livro, gosto muito das releituras dos contos de fadas e achei bem interessante temos uma historia contada por alguém que viu e principalmente fiquei muito curiosa sobre a historia da Elise !!

    ResponderExcluir
  16. A capa é linda mesmo, quando vi me interessei. Legal uma nova versão da historia, pelo visto Elise é uma personagem encantadora e muito boa. Deve ser uma leitura bem fluida e queremos ler rápido para saber o que acontece com cada um.

    ResponderExcluir
  17. Ótima Resenha.
    Quero muito ler esse livro, adoro contos de fadas readaptados para nos surpreender, tenho certeza que vou amar esse leitura, além de ser meu gênero literário, esse capa é maravilhosa.

    ResponderExcluir
  18. Aii que resenha linda, um amorzinho!!!
    Amoooo releituras de contos de fadas, mais até que os próprios contos, e essa capa me interessou de cara.
    Agora pela sua resenha, a primeira que leio do livro, fiquei mais ansiosa para fazer a leitura. A história de Elise parece ser fascinante, envolvente e bem gostasa de ler e se divertir.
    Já queroooooo.
    bjoss

    ResponderExcluir

Adptação e personalização por QueenG Design

Tema Base por Butlariz