20 março 2016

Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares (Srta. Peregrine 1) - Ransom Riggs


Edição: 2
Editora: LeYa
ISBN: 9788544102848
Ano: 2015
Páginas: 336
Tradutor: Edmundo Barreiros

Sinopse: Milhões de cópias vendidas em todo o mundo! Traduzido para mais de 40 idiomas! Eleito uma das 100 obras mais importantes da literatura jovem de todos os tempos. Tudo está à espera para ser descoberto em "O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares", um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas. “Mesmo sem as fotos, esta seria uma história emocionante, mas as imagens dão um irresistível toque de mistério. A narração em primeira pessoa é autêntica, engraçada e comovente. Estou ansioso para o próximo volume da série!” RICK RIORDAN, autor da série Percy Jackson e Os Olimpianos. “Um romance tenso, comovente e maravilhosamente estranho. As fotos e o texto funcionam brilhantemente juntos para criar uma história inesquecível.” JOHN GREEN, autor de A culpa é das estrelas. “Vocês têm certeza de que não fui eu quem escreveu esse livro? Parece algo que eu teria feito...” TIM BURTON


Resenha:

Quando eu vi a capa deste livro pela primeira vez, a capa antiga, eu fiquei fascinada! Imaginei um enredo onde eu sentiria medo do começo ao fim, porque neh? A capa e as fotos que este livro trás é muito diferente de tudo o que já li. Aí, surgiu a oportunidade de comprá-lo em e-book, não pensei duas vezes e comprei. Comecei a leitura porque ele ganhou o Desafio Literário que estou fazendo comigo mesma, e agora, venho contar para vocês o que achei da obra.
"Eu costumava sonhar em fugir da minha vida comum, mas minha vida nunca havia sido comum. Simplesmente não conseguia notar como ela era extraordinária."
O Orfanato da Srt. Peregrine para Crianças Peculiares é um livro juvenil, com um enredo fantástico e maravilhosamente bem escrito. Como a sinopse diz, tudo começa com uma tragédia familiar envolvendo Jacob, um garoto de 16 anos. Ele começa o livro nos contando sobre o Antes e o Depois.
Para Jacob, a vida é normal, ele é um garoto rico que sempre tem tudo o que quer. Sua mãe é uma daquelas dondocas e seu pai está desesperado para escrever um livro sobre alguma coisa. A única pessoa que entende Jacob, é seu avô Abe.


Abe viveu os horrores da guerra e enquanto Jacob crescia, o mesmo lhe contava histórias fantásticas de uma ilha remota no País de Gales onde existe um orfanato dirigido por uma Ave e com crianças peculiares.... com dons diferentes e incríveis. Mas Jacob não é mais criança, e com a saúde mental do seu avô lhe causando encrenca, Jacob sabe que não pode acreditar nas histórias que lhe foram contadas, mas diante de um acontecimento inusitado, Jacob vê o monstro que tanto apavora seu avô... e agora? Será que Jacob conseguirá descobrir a verdade?
"Sempre soube que o céu era cheio de mistérios, mas só naquela noite eu me dei conta da quantidade deles que havia na Terra também."
Acho que por eu ter esperado tanto do livro, fiquei um pouco decepcionada quando vi que quem narrava o livro era Jacob, um garoto de 16 anos. Mas não desisti, até porque o livro te instiga a continuar, a descobrir mais. No começo, achei a narrativa lenta, mas depois que Jacob resolve tentar descobrir a verdade, as páginas vão passando e o leitor nem percebe.


O mundo criado pelo autor é diferente de tudo que já li. Cheguei a pensar em comparar com X-Men, mas ainda não faz jus. Os personagens são maravilhosos, cheios de histórias para contar e com um papel fundamental em cada linha do livro. Mesmo com Jacob sendo o personagem principal, você sente aquela familiaridade com os demais personagens e não consegue deixar de gostar deles.
A viagem de Jacob para a ilha trás descobertas incríveis e muita ação. Também nos convoca a conhecer crianças que estão a muito tempo se escondendo da "realidade", querendo saber sobre o futuro mas sem chances de conhecê-lo.
"Será que a Ave que meu avô queria que eu achasse era, na verdade, a diretora do orfanato? Talvez ela ainda estivesse na ilha todos esses anos, muito velhinha, mas viva sob os cuidados de muitos enfermeiros, crianças que haviam crescido, mas nunca tinham ido embora."
Como eu havia dito, a narrativa é em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Jacob. Jacob é um garoto engraçado e muito curioso. Ri demais com suas especulações e atitudes. Essa nova capa também é muito bonita, mas gosto mais da primeira. A diagramação está incrível: apesar de meu exemplar ser em e-book, as fotos e cartas contidas no livro físico também estão aqui e deixa a história muito mais chamativa e cativante.
A escrita do autor é gostosa e bem descritiva. Por ser um adolescente que narra, encontraremos os trejeitos da idade, mas isso não torna o livro menos especial.


Convido vocês a conhecerem este livro e torcer para que o filme que será lançado,  baseado neste livro, seja tão bom quanto. Agradeço a todos que votaram nele para minha leitura e agora, fica a pergunta.... O que essas crianças podem fazer de tão especial? Compre logo seu exemplar e descubra!
"E foi assim que alguém extremamente suscetível a pesadelos, terrores noturnos, arrepios, ataques de pânico e a ver coisas que na verdade não estão ali se convenceu a fazer uma última excursão à casa abandonada onde uma dúzia ou mais de crianças tinham encontrado seu derradeiro fim."

Avaliação:


Sobre o autor:




Ransom Riggs cresceu na Flórida, mas agora reside na terra das crianças peculiares, Los Angeles. Ao longo da vida, formou-se no Kenyon College e na Escola de Cinema e TV da Universidade do Sul da Califórnia, além de fazer alguns curtas-metragens premiados. Nas horas vagas é blogueiro e repórter especializado em viagens, e sua série de ensaios de viagem, Strange Geographies, pode ser lida em ransomriggs.com.







Então! rsrsrsrrs
Saiu o trailer do filme, trouxe para vocês verem. Confesso que gostei dos atores, mas o enredo.... bem.... ficou bem diferente! Mas gostei! rsrsrsrs
Confiram:



6 comentários:

  1. Olá, Ana.
    Geralmente narrativas de adolescentes não me chamam a atenção; porém, você falou tão bem dessa obra que fiquei tentado a lê-la.
    A premissa é bem interessante e fiquei curioso para conhecer melhor esses "dons" que as crianças possuem.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é lindo, fisicamente falando! *-* Livros juvenis de fantasia não são frequentes nas minhas leituras, mas daria uma chance a esse, já muitos falarem bem dele!
    Provavelmente vou acabar vendo o filme antes de ler, mas pelo trailer parece que vai ser muito bom!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Esse livro esta na minha lista de compras, li muitos elogios sobre ele e gosto de livros juvenis. E como adoro historias que envolvem sobrenatural não poderia deixar de ficar interessada. Fiquei curiosa com o fato de o orfanato ser dirigido por uma ave e qual seria esses dons das crianças

    ResponderExcluir
  4. Vi o trailer do filme e fiquei bem curiosa pelo livro. O trailer está sendo tão comentado, e com isso, o livro também. Adorei a resenha!

    Beijos,
    http://www.curaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já tenho vontade de ler essas histórias desde o bafafá que rolou com o primeiro. É um pouco diferente, um livro bem interessante. E agora com mais coisas do filme sendo lançadas dá ainda mais vontade de conferir. Estou de olho nesse e espero gostar, mesmo que possa haver algumas coisas que desanimam...Vi algumas coisinhas dele que me incomodaram e de novo aqui, mas acho que vale a pena de qualquer forma.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana.
    Você não entra sempre no grupo então não viu a trajetória que foi a Sammy lendo esse livro hahaha ela ficou super decepcionada por achar que era terror e não ser. Ainda bem que vocês (e a Lizi tbm) leram antes e eu pude saber do que realmente se tratava. O livro aparenta ser terror mesmo (o que eu acho um erro de mkt) mas mesmo não sendo, ainda acho que vale muito a pena.A A história é bem diferente do que vemos por ai e ainda sinto vontade de ler, mesmo não gostando muti oda narrativa ser fetia por um adolescente.

    beijos

    ResponderExcluir

Adptação e personalização por QueenG Design

Tema Base por Butlariz