26 maio 2017

Resenha: Escândalos Na Primavera - Lisa Kleypas

Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580416565
Autor: Lisa Kleypas
Serie: As Quatro Estações do Amor - Livro 4
Titulo original: Scandal in Spring
Ano: 2017
Páginas: 224
Tradutor: Maria Clara de Biase

Sinopse:
Daisy Bowman sempre preferiu um bom livro a qualquer baile. Talvez por isso já esteja na terceira temporada de eventos sociais em Londres sem encontrar um marido. Cansado da solteirice da filha, Thomas Bowman lhe dá um ultimato: se não conseguir arranjar logo um pretendente adequado, ela será forçada a se casar com Matthew Swift, seu braçaisy Bowman sempre preferiu um bom livro a qualquer baile. Talvez por isso já esteja na terceira temporada de eventos sociais em Londres sem encontrar um marido. Cansado da solteirice da filha, Thomas Bowman lhe dá um ultimato: se não conseguir arranjar logo um pretendente adequado, ela será forçada a se casar com Matthew Swift, seu braço direito na empresa.Daisy está horrorizada com a possibilidade de viver para sempre com alguém tão sério e controlador, tão parecido com seu pai. Mas não admitirá a derrota. Com a ajuda de suas amigas, está decidida a se casar com qualquer um, menos o Sr. Swift.Ela só não contava com o charme inesperado de Matthew nem com a ardente atração que nasce entre os dois. Será que o homem ganancioso de quem se lembrava era apenas fachada e ele na verdade é tão romântico quanto os heróis dos livros que ela lê? Ou, como sua irmã Lillian suspeita, o Sr. Swift é apenas um interesseiro com algum segredo escandaloso muito bem guardado?Fechando com chave de ouro a série As Quatro Estações do Amor, Escândalos Na Primavera é um presente para os leitores de Lisa Kleypas, que podem ter certeza de uma coisa: embora as estações do ano sempre terminem, a amizade desse quarteto de amigas é eterna.

"Escândalos na Primavera" é o quarto (e ultimo) livro da serie "As Quatro Estações do Amor", precedido por  "Segredos de uma Noite de Verão", "Era Uma Vez no Outono" e "Pecados no Inverno". Para ler as resenhas já publicadas aqui no blog, é só clicar nos títulos.

Resenha:

Daisy Bowman é a única das “Flores secas” que ainda está solteira. Todas as suas outras três integrantes do grupo, suas duas amigas e sua irmã, casaram-se nas ultimas temporadas. Mas Daisy , que sempre vive conforme o seu coração, e que espera para sua vida um romance como o dos livros que lê avidamente, ainda não acredita ter encontrado o homem certo com quem possa  dividir o resto de sua vida.
Mas, seu pai, Thomas Bowman, não está nada feliz com essa decisão e farto de investir dinheiro em roupas e joias para que ela participe das temporadas sociais. Ele então dá um ultimato em Daisy: ou arranja um marida até o final de maio, ou vai ser casar com quem ele escolher. E esse homem é ninguém menos que Matthew Swift, um jovem promissor que trabalha para ele em suas fabricas, e que é praticamente o seu braço direito. Mas, que Daisy abomina desde que colocou os olhos no rapaz. E o fato de que o pai não economiza elogios para o descrever, faz com que ele pareça ainda mais detestável para ela. Sem contar na aparência física do Sr. Swift, um tanto magrelo, franzino e arrogante.

Mas, faz anos que Daisy não coloca os olhos no Sr. Swift, já que ela tem passado as temporadas sócias na Inglaterra e Matthew, continua em Nova York cuidando dos negócios da família Bowman. Só que isso está prestes a mudar, já que a convite de Thomas Bowman, o Sr. Swift está chegando para tomar o seu lugar como noivo da jovem, já que todos acreditam que ela não conseguira encontrar um marido até o fim do prazo que lhe foi dado.

Desesperada, Daisy vai até o poços dos desejos pedir ajuda ao espírito do poço para que a ajude. Afinal, para ela, Swift é apenas um interesseiro que aceitou se tornar seu marido para assumir completamente o controle das fabricas e da fortuna da família.
Mas quando Matthew Swift finalmente chega, Daisy tem uma grande dificuldade em reconhecer no homem que está na  sua frente é o mesmo abominável  Sr. Swift que conheceu quando morava em Nova York.
''Também fora mencionado que Daisy passava tempo demais com seus livros, o que provavelmente era verdade. Se lhe fosse permitido, Daisy passaria a maior parte de seus dias lendo e sonhando.''
“Escandalos na Primavera” é o ultimo livro da serie “As Quatro Estações do Amor” e confesso que eu esperava um pouco mais para o desfecho da serie.  Na verdade, essa serie no geral não é o melhor de Lisa Kleypas, infelizmente. Todos os livros são bons, mas não possuem aquele detalhe a mais que faz com que o livro se torne fascinante. São bons, e cumprem o papel de um bom entretenimento, mas não o suficiente para entrar na listagem de favoritos, como foi o caso de toda a serie “Os Hathaways”, escrita pela mesma autora.

Para quem não lembra, lá no primeiro livro, as quatro amigas formaram um grupo de solteironas que tomavam chá de cadeira nos bailes, com o intuito de uma ajuda a outra a encontrar um marido, uma a cada temporada por ordem de idade, da mais velha para a mais nova. Elas se auto intitulam as “flores secas”. Agora que três estão casadas e só sobrou Daisy, a mais jovem do grupo. Agora ela se vê solitária na busca do pretendente ideal, já que todas as outras já possuem marido e filhos para cuidar.

O livro foge um pouco do clichê tradicional, pois Daisy acaba inclinada a fazer a vontade de pai depois de coloca os olhos em Matthew, que passou de um “saco de ossos”(como ela mesmo o mesmo o descreve) para um homem forte e viril que exala masculinidade.
"Meu Deus, nunca em sua vida vira tamanha transformação. O "saco de ossos" tinha se transformado em um homem forte e bem-sucedido que irradiava saúde e vigor."
Outro diferencial aqui é que Swift  nutre um amor platônico por Daisy desde que conheceu a garota muitos anos antes. Mas, ele também possui um passado sombrio, o qual não permite que externe seus sentimentos por ela. Então, ao contrario do que imaginamos no inicio, Daisy se torna a mais propicia ao casamento arranjado pelo pai do que o próprio Matthew, que em tese, era o interesseiro da trama, disposto a um casamento arranjado em troca de fortuna.

Durante o decorrer das quase 300 paginas, vamos ver a transformação dessa paixão entre eles em algo mais real, mas mesmo assim, extremamente romântico. Este o volume mais romântico e clichê de toda a serie, na verdade. Mas, essa é uma característica esperada, afinal, Daisy foi desde o inicio a mais romântica do quarteto.

Apesar de tudo, a escrita de Lisa Kleypas é um primor. A autora sabe conduzir a trama com leveza, mesclando romance, humor e diálogos inteligentes. Os personagens são bem construídos, apesar de alguns serem bem caricatos.

Em suma, é uma leitura leve e simples, para descontrair e dar umas boas risadas. Eu recomendo a serie, com toda certeza.
"O amor deveria ser uma emoção vertiginosa que trazia felicidade, como nos versos bobos dos cartões do Dia de São Valentim decorados com penas, pinturas e rendas. Mas seu amor por Daisy não era de modo algum assim. Era um sentimento torturante, febril e desolador. Era um vício que não podia ser vencido. Era puro desejo temerário."
Sobre o autor:

Depois de se formar na Universidade de Wellesley em Ciências Políticas, publicou seu primeiro romance aos vinte e um anos de idade. Em 1985, ela foi nomeada Miss Massachusetts e competiu o Miss America, em Atlantic City. Lisa está casada e tem dois filhos.
Em sua página na web, a autora conta: "Comecei a escrever romances porque sempre amei lê-los. Indiscutivelmente, fui uma nerd durante toda a escola primária e, mesmo "florescendo" na secundária, acredite, a nerd interior ainda estava aqui. Nunca pude imaginar um tempo melhor aproveitado do que lendo um livro, e este amor pela leitura, com o tempo, se traduziu num profundo desejo de escrever um."


8 comentários:

  1. Olá, pela resenha pude perceber que o humor está muito presente na obra, que contém uma trama despretensiosa mas viciante. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Geeh.
    Eu estou bastante ansiosa para começar essa série eu sou apaixonada por romance de época e adorei as premissas do livro o fato de que o livro foge um pouco dos padrões e me chama bastante atenção uma pena que ele não foi totalmente 100% para você mas infelizmente acontece né.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. acredita q eu nunca li nada da lisa?
    eu não sou muito fã de romances de época, mas são tantos elogios que eu estou curiosa
    só q sabe aquela série q sempre acontece alguma coisa q não dá tempo de ler... espero mudar isso em breve
    deve ser legal quando a daisy percebe q o outro não é mais um "saco de ossos" eu adoro história com pitadas de humor

    ResponderExcluir
  4. Li apenas o primeiro livro da série e tenho que confessar que gostei e muito da leitura.
    Estou bem curiosa em relação aos outros agora.
    Fico animada por saber que esse último é uma leitura delicinha e da um desfecho bacana a série, espero conferir em breve.
    AMO romances de época e as histórias da Lisa, mal vejo a hora de ler os últimos 3 livros dessa série.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Ainda não tive o prazer de ler nada da autora, portanto não conheço sua escrita. Mas acredito que essa série seja bem envolvente, apesar de não ser uma das melhores, como você citou.
    Talvez um dia, venha a ler.
    Gostei muito da resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Deve ser uma historia bem divertida com esse ultimato do pai da mocinha e fiquei imaginando a reação dela quando viu o pretendente do pai, que surpresa deve ter sido pois ele não era o mesmo e mudou para melhor.

    ResponderExcluir
  7. Geeh!
    Mesmo amando aa utora, não li nenhum dos livros dessa série.
    Adorei ver que houve uma conquista, que não era apenas interese e que ao final, o romance acaba se tornando cheio de romantismoe muito amor.
    Bom ver uma série terminar a contento.
    Desejo uma semana tranquila!
    “Uma pergunta prudente é metade da sabedoria.” (Francis Bacon)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Geeh!!
    Gosto muito dos livros da Lisa Kleypas mas infelizmente ainda não li essa série!! Mas como já tenho esses livros muito em breve vou ler!!
    Bjoss

    ResponderExcluir

Adptação e personalização por QueenG Design

Tema Base por Butlariz