Resenha: Ruído Branco - Ana Carolina

17 maio 2017


Edição: 1
Editora: Planeta do Brasil
ISBN: 9788542208825
Ano: 2016
Páginas: 144

Sinopse: Ana Carolina é uma das mais populares cantoras de MPB na ativa. Em 17 anos de carreira, ela já vendeu mais de 5 milhões de discos e acumulou prêmios nacionais além de duas indicações ao Grammy Latino. Seus fãs conhecem seu lado de compositora, arranjadora e pintora, mas em Ruído Branco, seu primeiro livro, eles serão apresentados a uma nova faceta que desconhecem: poeta. Neste livro de capa dura e recheado de telas e fotos exclusivas de sua intimidade, Ana Carolina apresenta mais de 50 poesias, prosas e letras inéditas escritas ao longo da sua vida.
“O que sei é que quando está com fome, ela canta. Quando está com sede, ela pinta. Mas quando deseja devorar alguém mesmo ela é poeta.” - Fabrício Carpinejar, escritor
“Versos ‘anacarolinicos’ dão rasantes dentro de mim. Ninguém está aqui para separar a poeta da cantora. São indissociáveis. (...) Sem as margens das partituras definidas, a poesia de Ana Carolina chega cheia de sinceridade ao nosso encalço. De noite, de dia, manhã, madrugada, pode esperar, em alguma rua, um verso dela nos pegará.” – Elisa Lucinda, escritora e atriz.


Ruído Branco chegou para mim como presente da Editora Planeta. Infelizmente, não somos mais parceiros deles, mas minha vontade de ler este livro era tanta, que resolvi lê-lo assim que me foi possível. O resultado? Bem, eu já amava a cantora por sua música e letras, agora, amo-a por completo!
"O Homem que há em mim
se apaixonou perdidamente pela mulher que sou"
Neste livro, Ana Carolina não nos conta uma história, ela nos conta várias! E o melhor de tudo? Todas sobre si mesma. Ruído Branco contém poesia, prosa, poesia musicada, poesias escritas pela autora quanto tinha por volta dos 11, 12 anos, fotos e algumas de suas pinturas.
Ana Carolina põe no papel o sentimento rasgado e exagerado que vemos em suas músicas, o que faz o leitor desejar ler mais e mais.
Lo no começo do livro, podemos sentir a força de suas palavras no Prólogo escrito pelo escritor Fabrício Carpinejar que, está incrível e me deixou com água nos olhos. Infelizmente, o livro é pequeno. Minha leitura foi rápida e cheia de significados. Gosto muito de poemas e poesias e confesso, Ruído Branco entrou para minha lista de favoritos!
"A cada pincelada, alcanço o espelho onde o tempo me enxerga cada vez mais de perto."
A edição feita pela Planeta está magnífica! Capa dura com cortes preto nas páginas, folhas amarelas e, as únicas partes coloridas, são as pinturas da cantora, de resto, contentamo-nos com o básico preto e branco.
A capa representa bem o que vamos encontrar neste livro, Ana Carolina expõe suas mãos ao invés de destacar sua boca, pois a mesma é conhecida pela voz potente e linda, agora é a vez de conhecê-la pela escrita!
Do mais, só tenho a indicar. É impossível falar de cada poema separadamente, cada um trás um assunto diferente, com lições diferentes... cabe a nós, leitores, encaixá-lo no nosso dia-a-dia e fazer valer a pena a leitura deles.
 "Impossível olhar somente um pequeno pedaço, mas também era impossível olhar tudo sem perder um detalhe sequer."



Avaliação: 



8 comentários:

  1. Confesso que até tento gostar de poemas e poesias mas ta difícil rs, mas o livro parece ser muito legal, pra quem é fã é uma boa pedida e é gostoso saber as historias do ídolo. .

    ResponderExcluir
  2. A edição está um capricho mesmo!
    Mas como não gosto da Ana, não me arriscaria lendo a obra.
    Acredito que seja uma boa pedida pra quem curte o trabalho dela :)
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  3. Olá, para quem é fã da cantora o livro é imperdível, pois quem não quer conhecer coisas secretas e inéditas sobre seu cantor preferido? Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Gostei bastante dessa capa mas confesso que não sou muito fã de poesia nem nada do tipo eu raramente consegui entender a mensagem que o autor está passando e não foi por falta de vontade o que é uma pena realmente já que há muitos livros que eu tenho bastante curiosidade para ler do gênero.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Para quem é fã da artista, com certeza é uma dica valiosa. Gosto do trabalho dela, mas não tenho curiosidade sobre a leitura.
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Ana!
    Além de super fã da cantora, afinal, suas músicas tocam nosso coração, ver seus poemas e seus escritos registrados em um livro de forma crua, em seu processo de criação, expondo sua alma, seus anseios... deve ser uma leitura deliciosa.
    Que sua semana seja repleta de luz e paz!
    “A amizade, depois da sabedoria, é a mais bela dádiva feita aos homens.” (François La Rochefoucauld)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. eles capricharam na edição né?
    estou super curiosa para ler esse livro pq eu adoro as letras das músicas da ana carolina e imaginava poder ler histórias dela em vários estilo.
    está na minha lista
    ah, amei as fotos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ana!!
    Sem dúvida e uma excelente indicação para quem é fã da cantora!! Mas sinceramente não é o meu tipo de leitura!!
    Beijoss

    ResponderExcluir