25 julho 2017

Resenha: A Poção Secreta (Diário de uma Garota Alquimista #1) - Amy Alward


Edição: 1
Editora: Jangada
ISBN: 9788555390821
Ano: 2017
Páginas: 368


Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: A Princesa do Reino de Nova toma acidentalmente uma poção do amor, e se apaixona por si mesma! Para encontrar o antídoto que possa curá-la, o rei mobiliza todos numa expedição chamada Caçada Selvagem. Competidores do mundo todo saem em busca dos mais raros ingredientes em florestas mágicas e montanhas geladas, enfrentando perigos e encarando a morte para encontrar a fórmula da poção secreta. Dentre eles, está Samantha, uma garota comum que herdou dos seus ancestrais alquimistas o talento para preparar poções. Esta pode ser a oportunidade para reerguer a decadente loja de poções da família, afinal o mundo todo estará acompanhando a Caçada nas mídias sociais. Será que ela conseguirá descobrir a cura e salvar a Princesa?

Quando solicitei este livro para resenha, confesso que o fiz por causa da capa que é linda demais! Depois de ler a sinopse, fiquei ainda mais curiosa, pois estava mesmo precisando de um livro de fantasia para me distrair. Após lê-lo, venho contar para vocês o que achei da obra:
"Não posso imaginar por que alguém iria querer uma poção do amor. Por que alguém iria querer passar por essa dor? Por que sofrer com isso voluntariamente? Pois, se existe uma coisa que a história já nos ensinou sobre poções do amor é que elas sempre, sempre!, terminam em tragédia."
Como a sinopse diz, a princesa do reino de Nova acabou tomando uma poção do amor por acidente. Na verdade, ela fez essa poção para seu melhor amigo, já que o mesmo não sentia nada além de um amor fraterno por ela. Depois de tomar a poção, Evie se apaixona por si mesma! 
Os pais da princesa entram em desespero pois Evie pode destruir todo o reino se não for curada o mais rápido possível. Evie é dotada de grande poder, além de ser uma Talentosa (pessoas que possuem poderes mágicos) ela também absorve o poder do trono, já que é a única herdeira. Para ter controle sobre seu poder que só cresce, Evie precisa se casar e, por este motivo, acaba fazendo a poção do amor.

Ainda no reino de Nova, vamos conhecer Samantha Kemi, uma garota esperta e inteligente, uma Comum (pessoas que não possuem magia) que herdou de seus ancestrais alquimistas o dom de preparar poções. Sam é uma Kemi, família que já foi uma das melhores em quesito de poções, até a Zoroaster, uma companhia que produz ingredientes e poções sintéticas, tomar o lugar que é de sua família por direito. Sam não acredita nos sintéticos, todos os ingredientes e poções que prepara em sua loja são naturais. Seu avô insiste que seja assim e ela acredita no mesmo que ele. 
Quando a princesa é envenenada, Sam juntamente com seu avô, são convocados para a Caçada Selvagem para tentarem descobrir a cura. Sam é apenas a aprendiz de seu avô, mas todos na família sabem que ela pode ganhar a Caçada sozinha. Assim, com a recusa de seu avô em participar da Caçada, Sam resolve se inscrever e torce para que seus instintos estejam certos. Se ela ganhar a Caçada, a loja da família poderá se reerguer, mais pedidos serão feitos e, finalmente, eles terão dinheiro para investir na educação de sua irmã mais nova que é Talentosa. 
"Apesar do suposto ódio arraigado pelos sintéticos que circula no meu sangue, eu às vezes acho que seria incrível trabalhar num laboratório de primeira linha, com todos os ingredientes ao alcance da mão e nunca mais me preocupar com dinheiro. O dom dos Kemi é uma coisa incrível - ou talvez fosse cem anos atrás, quando trabalhar com ingredientes naturais era a única alternativa."
Sam, com a ajuda de sua Coletora, saem em busca do primeiro ingrediente, mas nem tudo são flores. A Zoroaster também está participando e fará o possível para atrapalhar Sam em sua empreitada. Também encontrará em seu caminho uma Talentosa/alquimista perigosa e que quer a qualquer custo, se tornar rainha. Sem contar os perigos de viajar sozinha para a Selva e enfrentar animais e perigos nunca antes imaginados. Será que Sam se sairá bem?

Eu tentei fazer um pequeno resumo para vocês entenderem o quento essa história é boa. Amo fantasia, e a cada página lida, eu me encantava ainda mais com todo o enredo. Além da magia que faz parte da vida dos personagens em Nova, também encontramos outros elementos fantásticos que nos envolvem e nos deixam curiosos para saber o que mais a autora preparou para nós. O reino de Nova é incrível e se você pensa que ficaremos somente nele, está enganado: Sam precisa sair de seu país para procurar os ingredientes e, mesmo com toda a tecnologia da nossa realidade, a magia se faz presente deixando tudo mais surreal. 
"Casar ou ser casada à força. Mas estamos no século XXI, ela pensou com raiva. Foi por isso que ela preparou a poção do amor. Queria ter o seu destino nas próprias mãos.
Mas parecia que o destino tinha outros planos."
Claro que tem romance neh? rsrsrsr Afinal, a busca de Sam pela cura é para curar um amor que não pode ser vivido. Mas gostei muito de como a autora criou o envolvimento dos personagens, eles já se conheciam no início do livro, com a Caçada em andamento, passaram a ter mais contato e se conhecerem mais, até surgir um sentimento mais real entre eles. 
Sam é uma personagem incrível! Gostei muito de conhecê-la. Ela acredita em seus instintos e sabe que pode fazer melhor. Sam é aquela personagem que te ganha pela insistência, mesmo com alguns pontos negativos em sua personalidade, os pontos positivos ganham de lavada! 

Os personagens secundários também possuem seu valor para a trama se desenvolver - os pais de Sam são maravilhosos e sua irmãzinha, uma lindeza de menina. Seu avô é o mais turrão da casa, mas ele tem seus motivos para ser assim. Kristy, sua Coletora é destemida e é dela as melhores frases de humor que você encontrará no livro! Não posso deixar de mencionar a família Patel; Anita Patel é a melhor amiga de Sam e uma das personagens que mais gostei. 
"Um movimento da Princesa chama minha atenção. Não consigo desviar o olhar por muito tempo - a presença dela é magnética, envolvente. Tão sutilmente que eu quase não percebo, os olhos dela piscam para o espelho. Ela olha para si mesma por um instante antes de baixar os olhos. Leva as mãos aos lábios, em seguida desliza-os suavemente pela garganta, o tempo todo olhando recatadamente o colo. Então move rapidamente os olhos para cima novamente.
E sorri.
Ela está flertando com o espelho, e nesse instante, eu descubro a verdade.
- Ela está apaixonada por si mesma! - digo quase num sussurro, colocando as mãos sobre a boca."
Como um todo, o livro é muito bom. A diagramação é simples, mas bem feita com letras em tamanho confortável para a leitura e bom espaçamento. Os capítulos são divididos por números em extenso e o nome da protagonista que narra - Samantha e Evie. A narrativa é em primeira pessoa pelo ponto de vista de Sam e em terceira pelo ponto de vista de Evie. Sam é uma ótima narradora, em momento nenhum senti falta de saber mais por outro ponto de vista. 
O livro está perfeito! Com ótima revisão e sem erros aparentes. Infelizmente, esse é o primeiro livro e uma série. Achei que seria livro único e comecei a me desesperar quando via que o livro estava acabando e minhas perguntas não eram completamente respondidas. Dei uma pesquisada no Skoob e vi que este é o primeiro volume. O segundo já foi lançado nos EUA, espero que a Jangada lance aqui também. Do mais, só posso indicar a leitura e torcer para vocês gostarem tanto quanto eu!


Avaliação: 



Sobre a autora:




Amy Alward é uma autora inglesa Secreta que descobriu seu talento para escrever quando era diretora editorial de uma grande editora de livros infantis. Em 2013, foi apontada pela revista Bookseller como uma estrela em ascensão na cena literária. Seu romance de estreia, intitulado The Oathbreaker's Shadow, foi indicado em 2014 para o Prêmio Branford Boase na categoria melhor livro de estreia de literatura jovem do Reino Unido.






6 comentários:

  1. Tenho visto e lido muitos elogios em relação deste livro, e por isto cada vez me sinto mais cativada em dar uma chance a esta leitura, pois fico completamente encantada por este mundo fantástico, cheio de magia e outros elementos que deixaram esta trama envolvente. Outro ponto e a forma como o romance e incluído nesta estória, mesmo não sendo o ponto centra, ainda sim e algo que deixa o leitor ainda mais feliz e entusiasmado, espero gostar e muito desta obra.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana! Tenho muita vontade de ler esse livro.
    Gostei muito da divisão que a autora fez de Comuns e Talentosos. Acho que a Evie deve ser muito engraçada e todo mundo fala bem da personalidade da Samantha. Quero muito conhecer a jornada da Sam na busca da cura.

    ResponderExcluir
  3. Como você também gosto muito de histórias de fantasia, em que os personagens tem poderes. Eu ainda não conhecia este livro, mas sem dúvidas pretendo ler ele, adicionei A Poção Secreta em minha lista de leituras e espero ler este livro em breve.

    ResponderExcluir
  4. Acho essa capa uma graça e adoro fantasia, então quero ler. Gostei da personagem por ser firme e insistente me lembrou minha filha rs. Essa busca pela cura deve deixar a leitura bem envolvente e eletrizante, fiquei curiosa com esses perigos que a personagem terá que enfrentar.

    ResponderExcluir
  5. Ana!
    Adoro livro com magia, poções mágicas, alquimistas e seres fantásticos.
    Achei que a autora criou um enredo bem inteligente e com vários personagens secundários importantes para a protagonista cumprir a missão que lhe foi imposta: salvar a princesa!
    E toda a ação que está descrita, nos faz viajar, acompanhar e torcer por Samantha.
    Quero demais poder ler.
    Amei a capa!
    Bom final de semana!
    “Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.” (Immanuel Kant)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  6. oie
    que capa mais fofa gosto muito do genero fantasia que eu amo nao conhecia nada da autora haha maais eu amei ja adicionei na lista muito obgda pela dica beijos obg <3

    ResponderExcluir

Adptação e personalização por QueenG Design

Tema Base por Butlariz