(Maratona Literária) Resenha: Flores Mortais - Giulia Moon

19 outubro 2017


Edição: 1
Editora: Giz Editorial
ISBN: 9788578552350
Ano: 2014
Páginas: 224

Compre AQUI.
Sinopse: Frágeis, obstinadas, corajosas, muitas vezes egoístas e sombrias. Cada uma das protagonistas das histórias deste livro, à sua maneira, personifica aspectos diferentes do universo feminino, com uma pequenina peculiaridade: são vampiras. As Flores Mortais que crescem nas sombras da noite. Belas, sedutoras, mas também predadoras cruéis. Flores Mortais é a coletânea de histórias de vampiras escrita e ilustrada por Giulia Moon, autora da série KAORI.

Segunda Leitura da Maratona Literária #horadeperderomedo concluída!

Comprei Flores Mortais em 2014 e, desde então, ele enfeita minha estante. Graças a maratona, consegui enfim, lê-lo e saborear esses contos. A autora, Giulia Moon, é conhecida pelos livros da vampira Kaori que também está presente neste livro em dois contos.
Flores Mortais narra a trajetória de vampiras guerreiras, sedutoras, frágeis e sombrias. Cada conto traz uma personagem diferente, o que nos faz querer conhecer mais de cada uma e ficar mais apaixonada a cada nova história.

Não vou falar de cada conto separadamente, mas como um todo, gostei muito de conhecer essas personagens e a escrita da autora. Acho que, para uma primeira vez, Giulia Moon conseguiu me prender e conquistar com sua narrativa ágil e sensual. Sim, sensual. Mesmo as vampiras sendo símbolo de luxúria, a narrativa não vai para o lado erótico da coisa. A autora consegue deixar o leitor satisfeito com as descrições e sensações contidas na paixão que emana dessas criaturas.
"Tinha medo, sim. Mas sabia aproveitar as lições da noite. A Santa dos Meninos de Rua... A santa gringa que arranca os seus órgãos, ou a impiedosa santa da escuridão que arranca o seu sangue? Estranhas lendas urbanas que nasciam a cada instante..."
Logo na Introdução, temos um texto escrito pela autora que nos ajuda a entender melhor cada conto contido neste livro, como por exemplo, os contos da vampira Maya que são seis ao todo. Também encontraremos o primeiro crossover publicado na literatura vampiresca brasileira, unindo Giulia Moon e Kizzy Ysatis. O conto em questão é A exótica dama oriental e o inesperado Luar. Giulia com sua Kaori e Kizzy com Luar, seu vampiro mais conhecido.

Gostei muito de todos os contos, claro que sempre um vai ser mais queridinho que o outro, mas como um todo, é um livro gostoso de ler que te fará passar horas maravilhosas em ótima companhia!
A edição da Giz Editorial está muito bonita: diagramação simples, com detalhes nos capítulos, letras em tamanho confortável para a leitura e bom espaçamento. Não encontrei erros de revisão. Além da ótima diagramação, o leitor também pode desfrutar das lindas ilustrações feitas pela autora de suas vampiras. Uma mais linda que a outra.
"Bem, o mundo inteiro era um lugar perigoso. Políticos corruptos, uma sociedade sem regras, organizações criminosas cada vez mais poderosas. Os vampiros eram a parte menos visível da horda de predadores que dominavam as manchetes dos jornais, mas eles estavam por aí, bem ativos."
Do mais, só posso indicar. Espero que essas vampiras conquiste seus corações como conquistaram o meu! <3


Avaliação: 



Sobre a autora: 


Giulia Moon é paulistana, já foi diretora de arte, ilustradora, diretora de criação e sócia de agência de propaganda. Tem três coletâneas de contos publicados: Luar de Vampiros (Scortecci, 2003), Vampiros no Espelho & Outros Seres Obscuros (Landy, 2004), e A Dama-Morcega (Landy, 2006). Em 2008 lançou com mais seis autores o livro de contos Amor Vampiro (Giz Editorial). Sempre na área da literatura fantástica, é coeditora do fanzine FicZine e da Scarium Magazine. Especialista em ficção de vampiros, tem carinho especial por seres obscuros e monstros de qualquer natureza.









8 comentários:

  1. Fiquei interessada adoro historias que envolvam vampiros, ainda mais essa femininas que parecem que foram bem elaboradas. Pena ser conto assim ficamos com gostinho de quero mais, pelo menos comigo é assim rs.

    ResponderExcluir
  2. Que om que com a ajuda da maratona literária você conseguiu ler este livro que estava desde 2014 em sua estante; Eu não conhecia este livro, gosto de livros de contos, então acabei adicionando Flores Mortais em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  3. Olá, apesar do o tópico vampiros está mais do que saturado na literatura, nesse livro a autora faz a fusão das filhas da noite com uma grande dose de girl-power, deixando a trama fluída e interessante. Como faz tempo que não leio algo com tais criaturas, fiquei com vontade de ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Gosto bastante de todo esse universo de vampiro, a capa pareceu tratar mesmo do assunto.
    Que bom que é sensual e não tem toda aquela coisa erótica.
    Não gosto muito de livro em foma de contos, mas acho que daria uma chance.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Ana!
    Vampiros é comigo mesma e ver um livro de contos que retrata mulheres vampiras que além de sombrias (como a própria figura do vampiro), elas são frágeis e guerreira (dualidade, né) e claro, elas tem de serem sexys como toda figura vampiresca.
    Maravilha!
    Desejo um maravilhoso e florido final de semana!
    “Para saber uma verdade qualquer a meu respeito, é preciso que eu passe pelo outro.” (Jean-Paul Sartre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana ;)
    Minha fase vampiresca passou, mas mede vez em quando me pego lendo alguns nessa temática.
    Legal ser um livro de contos narrando a parte de cada vampira de forma sensual e não puxando pro erótico. Não tinha visto ainda, mas valeu pela indicação!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi! Vampiros é um tema que já deixei de lado faz um tempo (acho que muitos fizeram isso) por que para mim fica difícil encontrar algo original depois que esse assunto virou febre. Mas que bom que a autora conseguiu criar histórias sem ir para o lado erótico. Não costumo ler contos, mas fiquei curiosa para ler esses. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ana!!
    Adoro livros de fantasia e quando tem personagens que são vampiros, mas acho é a primeira vez que vejo algo falando sobre vampiras!! Gostei da premissa e fiquei bem curiosa para fazer essa leitura!!
    Bjoss

    ResponderExcluir