Resenha: Para Amar, Clarice - Emília Amaral

05 outubro 2017


Edição: 1
Editora: Faro Editorial
ISBN: 9788595810006
Ano: 2017
Páginas: 157

Compre AQUI.
Sinopse: A obra de Clarice Lispector é elogiada, com distinção, por muitos aspectos: a densidade na busca dos mais profundos mistérios humanos, seu incrível tom ao mesmo tempo de conversa ligeira e de refinamento metafísico, o pacto que constrói com o leitor colocando a Literatura a serviço da nossa existência. Questões amplamente encontradas em seus livros e que lhe conferem destaque dentre os autores mais importantes de nossa Literatura. Mas como observar isso? Emilia Amaral desdobra e analisa as principais marcas literárias de Clarice, mostrando, a partir de fragmentos extraídos de diversas obras, como elas estão presentes no texto, para que você, leitor, possa compreender melhor a arte de sua escrita.



Quando solicitei este livro para a editora, o fiz porque queria conhecer mais sobre as obras de Clarice e claro, entendê-las. Já li muita coisa nessa minha vida, e confesso que algumas ficaram para trás e foram parar no esquecimento. Mesmo com a pouca familiaridade que tenho com os escritos de Clarice, não queria que isso acontecesse com algumas de suas obras que já li e com outras que pretendo ler. Por isso, ao finalizar este livro, afirmo que é uma obra complexa sim, mas de grande ajuda para entender e desbravar Clarisse Lispector.

Como a sinopse diz, Emilia Amaral desdobra e analisa as principais marcas literárias de Clarice, passando para uma linguagem atual e de fácil entendimento para leitores não críticos. Contudo, não foi uma leitura fácil para mim, mesmo já conhecendo e tendo lido algo da escritora, me perdi diversas vezes em que Emilia fala sobre personagens e enredos que não cheguei a ler. Entretanto, é uma leitura gostosa, sucinta e feita com tanto amor, que você sente o carinho e respeito transbordando pelas páginas.
"Clarice Lispector capta, traduz e desvenda o "vertiginoso relance"de que tais momentos se compõem, mostrando que se constroem a partir de sentimentos contraditórios, mas jamais excludentes: náusea, nojo, repulsa, fascínio, luminosidade, paixão."
A edição da Faro Editorial está linda demais! Diagramação simples, com detalhes noa capítulos e nas citações. Também possui imagens e desenho de uma caneta tinteiro em destaque nos capítulos. Letras em tamanho confortável para leitura e bom espaçamento fazem a leitura fluir sem problemas maiores para o leitor.
A capa é um show a parte. Segue o parâmetro da coleção "Para Amar" que a Faro Editorial está lançando aos poucos, o que é perfeito e deixa a coleção ainda mais linda na estante.

Do mais, só posso indicar. Para quem é fã das obras literárias de Clarice, este livro é um prato cheio que deixará o leitor com mais água na boca! ;)


Avaliação: 



Sobre a autora: 


EMILIA AMARAL graduou-se em Letras na Unesp (1978), tendo estudado o realismo fantástico de Murilo Rubião. O Mestrado foi em Teoria Literária, na unicamp (1986), com a dissertação “Texto literário e contexto didático: os (des) caminhos na formação do leitor”. O Doutorado, também na unicamp, juntou os campos de Educação e Literatura, com a tese “O leitor segundo G.H.”. Realizou um Pós-Doutorado, fapesp, no Departamento de Estudos Judaicos da usp (2011). Tem atuado principalmente nos seguintes temas: iniciação à produção e à leitura de textos, livros didáticos e paradidáticos, leitura de textos literários, iniciação à literatura brasileira, processos de formação do leitor, “A Paixão Segundo G.H”, outras obras de Clarice Lispector e formação continuada de professores. É autora de diversos livros, dentre eles, Novas Palavras, pela ftd; obra distribuída por todo o Brasil, pelo pnld, há mais de vinte anos.

9 comentários:

  1. Já li algumas frases de Clarice Lispector, e acho que é interessante ler este livro sobre as principais marcas literárias dos livros da Clarice, ainda mais por esta análise ser feita com uma linguagem de fácil entendimento, após ler sua resenha acabei me interessando em ler este livro, e adicionei ele em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  2. Olá, acredito que essa obra é um complemento para os amantes da escrita de Lispector, pois dá um significado diferente para seus livros e faz com que os leitores os enxerguem de forma diferente. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Embora ainda não li nadas da Clarice e nem da autora desse livro, mas tenho curiosidade em ler esse livro, mesmo sendo uma leitura que não é fácil, mas acho que da para saber mais sobre a Clarice e suas obras.

    ResponderExcluir
  4. Ana!
    A Clarice tem uma escrita única, porque não entrega de 'bandeja' o significado das coisas, ela faz com que o leitor imagine, reflita e tire suas próprias convlusões e por esse motivo gosto muito dela, porque nos faz pensar intensamente.
    Agora pelo que entendi a Emília nos mostra um pouco mais sobre a própria vida da Clarice e conhecimento sempre é bom.
    Desejo uma ótima semana produtiva!
    “Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia este livro, mas eu gosto muito da escrita da Clarice.
    Apesar de um pouco complexa é de uma inteligencia incrível!
    Legal a autora fazer um livro a respeito da Clarice.

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  6. Hey,

    Conheço bem pouco do trabalho da Clarice, só algumas frases soltas, até um absurdo isso kkk, mas adoraria ler mais coisas dela, e adoraria ler esse livro para entender melhor.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho me surpreendido muito com as edições da Faro Editorial. Vem crescendo significativamente nos últimos tempos.
    Eu fico perdida nos poemas da Clarice. Eu gosto de poemas e me arriscava na escrita de alguns, mas a Clarice nunca funcionou comigo. Mas que bom que autora prezou por trazer uma linguagem sucinta e simples de ser entendida para aqueles que não possuem conhecimento nesse mundo.
    Obrigada pela indicação ;)
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Oi! Nunca li nenhuma obra da Clarice, pois acho que não vai ser o tipo de leitura que irá me agradar. Talvez eu deva dar uma chance um dia, mas, por enquanto, não é o tipo de leitura que estou procurando. E, se um dia, me der vontade de conhecer as obras, com certeza vou pegar esse livro, já que ele analisa tudo de uma forma mais simples. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi!!
    Acho que é a primeira vez que vejo algo sobre esse livro, gosto bastante das obras da Clarice Lispector e fiquei bem interessada nessa obra fantástica!! Amei a indicação!!
    Bjoss

    ResponderExcluir