27 novembro 2015

(Novembro Nacional) Resenha: Guardião? - Eleonor Hertzog

Edição: 1
Editora: Mundo Uno Editora
Autor: Eleonor Hertzog
Serie: Uma geração. Todas as decisões. (Spin-off)
ISBN: 978-85-67218-01-4
Ano: 2015
Páginas: 134
Adicione ao Skoob

Sinopse:
Vida e morte. Dia e noite Sombra e luz .A cada verso, seu reverso.A cada ação, sua reação.A cada poder... Seu preço!Seu poder é gigantesco, meu jovem.Por isso, você é o Guardião.Na verdade, você é mais do que um simples Guardião.Mas...E se o preço do seu poder for a vida de quem você ama?


Este livro é um spin off da serie "Uma Geração. Todas as decisões" que pode ser lido de forma independente. No entanto a serie conta com dois volumes já publicados, "Cisne" e "Linhagens", e para conferir as respectivas resenhas é só clicar nos nomes.


Resenha:



Eu gostaria de iniciar a resenha de hoje com um apelo, se possível: 
Eleonor, minha querida, por favor, continua contando a historia do Steve??? Por favorzinho? Eu nunca te pedi nadinha!!
Passado o momento constrangedor do meu ataque de fangirl, vamos para a resenha.

Assim, como eu já expliquei, Guardião? É um spin-off da serie “Uma geração. Todas as decisões”, mas pode ser lido de forma independente, já que a autora faz uma breve introdução no inicio do livro, situando os desavisados. Já eu acredito ser imprescindível a leitura, nem que seja apenas do primeiro volume, Cisne, para aproveitar melhor a trama apresentada, afinal vamos ter diversas menções e termos que só que esta por dentro da historia vai conseguir saber e entender do que se trata. E é exatamente por isso que essa resenha se tornou um pouco complicada para a resenhista que vos fala, afinal eu não devo, e nem quero,  dar spoilers que podem estragar a leitura do pessoal que ainda não conhece a serie, mas também não vou poder deixar de falar sobre alguns pontos necessários. Então, aqui vai meu conselho: Clique lá em cima nos links e leia as resenhas já publicadas aqui no blog de “Cisne” e “Linhagens”.

Steve Breterech é um dos muitos personagens citados nos livros da serie “Uma geração. Todas as Decisões”. Ele é brevemente citado algumas vezes, então acaba passando despercebido pelo leitor que esta focado na trama principal. Mas, mal sabemos o que estamos perdendo e que tamanha trama esta se desenvolvendo paralelamente.

Para todos os terráqueos, Steve e Harmon são os filhos adotivos da Dra. Breterech, uma renomada cientista. Mas, a verdade é que Harmon é o príncipe de Sarad e Steve é seu guardião designado.  Mas, escondido a sete chaves, existe a verdadeira historia de Steve, que na realidade também é um príncipe, mas de uma linhagem ameaçada por uma guerra que esta fora de controle. Os pais de Steve foram brutalmente assassinados e para preservar a vida do príncipe herdeiro,  ele foi obrigado a trocar de identidade e traçar um novo destino, até que a hora de assumir o que é seu por direito. E agora ele esta ligado a Harmon, um príncipe mau humorado, e ambos acabam de ser aceitos para ingressar na renomada escola Champ-Bleux.
"A imagem implodiu, ferveu e derreteu, separou e fundiu, tornou-se uma e varias e todas, com sentido e sem sentido - com razão e sem razão - com loucura e sem loucura - vida e morte - dia e noite - sombra e luz - sois e estrelas e destruições e criações e serpentes e sereias e Palácios e Talismãs e muito mais que Steve  viu sem realmente ver, com a mente e o coração presos aos olhos fechados da irmã morta."
Durante a leitura de O Guardião? Nós vamos conhecer melhor Steve e nos aprofundar em seu passado e também conhecer um pouco de como vai ser esse novo futuro na terra para a conclusão no curso de dez anos na Escola Champ-Bleux junto com Harmon.

Gente, o livro é curtíssimo, então não posso falar demais, mas assim, é um livro indispensável, principalmente para quem acompanha a serie. 

Mas, para quem não conhece a serie e ficou um pouco confuso com os termos que usei, só aviso que Eleonor Hertzog é uma das pessoas mais criativas que conheço, ela não se contentou em apenas desenvolver uma trama com plano de fundo o nosso planeta terra, ela também criou Tarilian, um planeta alienígena localizado atrás do sol e também um reino submerso. Os Sarads que eu citei na resenha, fazem parte do mundo aquático.

Eu acredito que Steve e Harmon vão ter uma participação maior no próximo livro da serie, afinal a autora esta nos deixando super curiosos com esse spin-off. Mas, eu realmente gostaria de um spin-off do spin-off!! É pedir muito? HAHAHA  Eu amei o Steve,  ele é um personagem denso, com uma bagagem emocional bastante grande.Gostaria muito de ver em primeira mão onde tudo isso vai dar.

Enfim, a Eleonor é uma pessoa muito inteligente e a trama criada reflete isso, afinal sempre existe mais em “Uma geração. Todas as decisões”. Sempre que você imagina que nada mais pode dar errado (ou certo, depende do ponto de vista): BÃÃN!! Uma nova bomba é jogada no colo do leitor, sem dó nem piedade.

Sobre o livro físico, ele é muito bem elaborado, as divisões de capítulos são ornamentadas com desenhos de motoqueiros, o que faz muito sentido, assim como o designer de capa, que reflete duas versões de nosso (lindo) protagonista. Sobre revisão e diagramação, nem preciso falar, são impecáveis, assim como todos os livros da autora.


Sobre o autor:

 Pediatra por formação, Eleonor é escritora de coração. Lê desde que descobriu o que eram livros e, desde o primeiro livro, descobriu que adorava contar histórias. No começo eram as dos livros. Mais tarde, as dos livros com alguns acréscimos. Na adolescência, surgiram personagens, lugares e situações que não vinham de livro algum, iniciando a longa moldagem da distopia onde se passa “Uma geração. Todas as decisões.”, cujo primeiro livro, Cisne, foi lançado em dezembro de 2012. Linhagens, o segundo, foi lançado na Bienal do Rio de Janeiro, em setembro de 2013.

5 comentários:

  1. Geeh!
    Os livros da autora são perfeitos, né?
    Ainda estou com Cisne e Linhagens aqui para leitura e criando coragem para enfrentar as quase 1000 páginas do primeiro livro...
    “Sem a música, a vida seria um erro.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Geeh.
    Eu recebi esse livro para resenha e será uma das minhas próximas leituras. Acredito que eu vá gostar tanto quanto você, principalmente porque eu amo os outros dois livros da autora.
    Expectativa aqui está nas alturas.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Eu quero muito ler os livros da autora, ouso falar tão bem dela que não da pra deixar passar, espero poder logo os dos livros publicados e ler esse Spin- off que pelo que percebi foi criado pra causar grandes curiosidades rsrs
    Bjocas!!

    ResponderExcluir
  4. Oi! Já vi o primeiro, mas confesso que não me interessei por esses planetas criados pela autora, infelizmente não gostei muito da trama, mesmo parecendo uma leitura eletrizante.

    ResponderExcluir
  5. Oii! Também amo essa saga e gostei muito do Steve também. Podia ter uma saga spin-off completamente dele né? Ia ser muito legal hehehe'

    Abraços!

    ResponderExcluir

Adptação e personalização por QueenG Design

Tema Base por Butlariz